A advogada e pesquisadora Yasmin Brehmer Handar lançou o livro “O Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) no Direito Eleitoral” de sua autoria nesta segunda-feira 14, no Salão Nobre Senador Acioly Filho da Assembleia Legislativa do Paraná. Participaram da sessão de autógrafos o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Alisson Wandscheer (SD).
A Lei federal nº 13.964 de 24 de dezembro de 2019 especializou a legislação penal e processual penal criando o instrumento do acordo de não persecução penal (ANPP) que, segundo o texto legislativo, “é definido como uma espécie de negócio jurídico pré-processual entre o Ministério Público e o investigado, assistido por seu defensor. Nele, as partes negociam cláusulas a serem cumpridas pelo acusado, que, ao final, será favorecido pela extinção da punibilidade”.
O livro da doutora Yasmin Brehmer Handar investiga as consequências e reflexos que a celebração destes acordos podem desencadear no âmbito do Direito Eleitoral. A autora busca identificar os limites para utilização da confissão firmada no ANPP como elemento probatório em ações de natureza cível-eleitoral, bem como a possibilidade ou não de incidência de eventuais anotações de inelegibilidade no bojo do acordo ou em razão de sua pactuação. Para tanto, utilizou a metodologia de revisão bibliográfica e jurisprudencial, e chegou a interessantes resultados. Por exemplo, Yasmin Handar conclui que a confissão firmada na esfera do ANPP não pode servir como fundamento probatório para a condenação do agente na esfera eleitoral, principalmente nos casos em que o Ministério Público figura no polo ativo da ação.
A doutora Yasmin explicou que “é muito simbólico que esta obra seja lançada aqui no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná porque acredito ser um tema que contribui para a Democracia. Esta obra é fruto da minha tese de mestrado e achei importante transformar o resultado de três anos de pesquisa, em um livro que possa ser útil para os operadores do Direito. O tema “Acordo de Não Persecução Penal no Direito Eleitoral” ainda é um tanto quanto novo e a ideia foi de transformar em uma obra mais prática, com uma abordagem mais direta tanto para os advogados, como para os julgadores”.
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse que “a obra traz um tema pouquíssimo abordado pelos autores do Direito sobre a relação do Direito Penal e do Direito Eleitoral, que sem dúvida será referenciada por outros estudiosos, e dentro do processo democrático é um tema muito importante e atual”.
Sobre a autora
Yasmin Brehmer Handar é mestra em Direito Penal pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), especialista em Direito e Processo Eleitoral pelo Instituto para o Desenvolvimento Democrático (IDDE) e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É advogada com atuação em Direito Penal, Eleitoral e Político, com ênfase em crimes eleitorais e membra do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar e do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.
Legislativo - PR Deputado Goura (PDT) apresenta projetos sobre trilhas e montanhismo em congresso no RJ
Legislativo - PR Deputado Luis Corti (PSB) homenageia cooperativa com diploma de Menção Honrosa
Legislativo - PR ADPF 442: 40 deputados estaduais assinam moção contra ação que pretende liberar o aborto no Brasil
Legislativo - PR Em requerimento, deputado Cobra Repórter (PSD) sugere ação de prevenção contra incêndio nas escolas
Legislativo - PR Deputada Marli Paulino (SD) presta homenagens e evidencia pujança da RMC na Assembleia Itinerante
Legislativo - PR Em encontro nacional, deputado Tiago Amaral (PSD) defende qualificação do processo legislativo
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia