O Hospital Filantrópico Policlínica, de Pato Branco, que atende pacientes de toda região Sudoeste do Paraná, pelo SUS e por planos de saúde particulares, reinaugurou a UTI neonatal e pediátrica da instituição na tarde de quarta-feira (9). O deputado Luiz Fernando Guerra (União) viajou até o município para participar da cerimônia que destacou a união de esforços da comunidade para tornar realidade o novo espaço em prol da população.
O deputado Guerra comentou sobre o trabalho realizado pela instituição ao longo dos anos e a importância do atendimento de qualidade para as famílias. “Esse trabalho não começou agora. Quando nós vemos essa ampliação, esse ambiente extremamente bem projetado, que quando trabalhamos com o Governo do Estado ainda era um mero projeto, e hoje se torna realidade, é motivo de muito orgulho. Essa entrega que acontece hoje é fruto de uma conjuntura de esforços que fez com que tudo isso se tornasse possível. O Hospital Policlínica é uma referência não só para Pato Branco e sim para todo o Sudoeste”, destacou Guerra.
A nova estrutura conta com 312,16m² com 10 leitos, sendo 4 neonatais, 4 pediátricos, 1 neonatal com isolamento e 1 pediátrico com isolamento, além de espaço exclusivo para coleta de leite materno. A instituição é referência para 15 municípios da área de abrangência da 7ª Regional de Saúde, para urgência e emergência, e a UTI neonatal e pediátrica também atende sete municípios do oeste de Santa Catarina, além de ser referência na recuperação de cirurgia cardíaca pediátrica para diversas regiões do país.
Sadao Yamamoto, diretor-presidente do Hospital, reforçou o agradecimento pela dedicação de todos que permitiu concretizar o sonho da estrutura moderna e completa. “Em nome do Policlínica, agradeço e sinto-me honrado em ver esse resultado. Seguiremos levando cada vez mais qualidade no atendimento de todos os pacientes”.
A obra teve investimento de R$2,3 milhões, resultado da união de recursos conquistados por meio de emendas parlamentares federal e estadual, investimento do próprio Hospital, além de doações privadas.
Guerra destacou a participação do jogador Alexandre Pato. “Faço uma saudação à família do Alexandre Pato, uma pessoa que leva o nome de Pato Branco aos quatro cantos do Brasil e do exterior, e tem um coração bondoso, cheio de amor, e que do seu patrimônio privado, colocou R$250 mil reais para transformar os sonhos de muitas mães, que as vezes não tem condição necessária para bancar os custos de uma UTI”, finalizou o deputado.