O deputado Ney Leprevost (Unão), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, protocolou na Assembleia Legislativa um projeto de lei para adoção de ações e procedimentos visando a humanização do luto materno e parental nos casos parturientes de fetos natimortos, perdas gestacionais ou neonatais em todos hospitais públicos do Paraná.
“O sofrimento solitário é um alto fator de risco para diversos transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, além do aumento do risco de adoecimento cardiovascular, do sistema endócrino e, em casos muito extremos, até tentativas de suicídio. Desta maneira, vale a pena tornar ampla a discussão sobre o tema, bem como investir na qualificação de profissionais e serviços de saúde”, alerta Leprevost.
De acordo com o projeto, deverá ser oferecido acompanhamento psicológico à gestante e ao genitor durante a internação hospitalar, bem como no período pós-operatório.
Após a alta hospitalar, quando solicitado ou constatada a necessidade, deverá ocorrer acompanhamento psicológico com profissional habilitado.
O objetivo é assegurar à humanização do atendimento aos pais no momento do luto gestacional, perinatal e neonatal; além de serem oferecidos serviços com intuito de reduzir potenciais riscos e vulnerabilidades aos envolvidos neste momento.
O projeto propõe ainda, entre outras ações, a confecção de materiais informativos e de orientação sobre luto, bem como sua distribuição gratuita à sociedade e aos profissionais da área de saúde; convênios entre estado e instituições do terceiro setor, que trabalham com luto parental, para oferecimento de fóruns, jornadas, palestras, ou capacitação de profissionais de saúde para acolhimento a pais enlutados ainda no hospital visando atualizar e orientar sobre os comportamentos e procedimentos quanto ao trato com as mães que perderam filhos; como por exemplo, meios de dar a notícia da morte do filho e orientações a respeito de grupos de apoio.
“É fundamental que o Poder Público ofereça protocolos de atenção integral que orientem a organização dos serviços de saúde, da atenção hospitalar e de assistência social, ofertando e organizando a rede de assistência para impedir que mais camadas de sofrimento sejam adicionadas àquela que já é uma enorme dor, garantindo ainda, a autonomia dos atores envolvidos através da oferta de uma assistência digna e respeitosa”, afirmou Leprevost.
Legislativo - PR Deputado Goura (PDT) apresenta projetos sobre trilhas e montanhismo em congresso no RJ
Legislativo - PR Deputado Luis Corti (PSB) homenageia cooperativa com diploma de Menção Honrosa
Legislativo - PR ADPF 442: 40 deputados estaduais assinam moção contra ação que pretende liberar o aborto no Brasil
Legislativo - PR Em requerimento, deputado Cobra Repórter (PSD) sugere ação de prevenção contra incêndio nas escolas
Legislativo - PR Deputada Marli Paulino (SD) presta homenagens e evidencia pujança da RMC na Assembleia Itinerante
Legislativo - PR Em encontro nacional, deputado Tiago Amaral (PSD) defende qualificação do processo legislativo
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia