A Associação dos Cidadãos Luxemburgueses no Brasil (ACLUX) recepciona deputados luxemburgueses na Assembleia Legislativa do Paraná, nos dias 08 e 23 de agosto. O objetivo é apresentar os trabalhos desenvolvidos pela instituição, aproximar a comunidade luxemburguesa do Paraná e principalmente estreitar as relações políticas entre os países, não somente por parte do Grão-Ducado de Luxemburgo, mas em especial o Parlamento Europeu.
Neste 08 de agosto, o deputado Frank Engel, presidente e fundador do Partido Fokus, visitou a Assembleia, sendo recebido pelo primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), e pela terceira vice-presidente, deputada Cristina Silvestri (PSDB), ambos parlamentares paranaenses que detém a cidadania luxemburguesa.
Após a recepção na sala da primeira secretaria da Casa, procedeu-se uma visita guiada à Assembleia Legislativa e foi realizada reunião no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio para uma breve apresentação a convidados e autoridades locais sobre o impacto da comunidade luxemburguesa do Paraná nas eleições europeias. No dia 23 de agosto a Assembleia recebe a deputada Isabel Wiseler do Partido Popular Social Cristão (CSV) e o sr. Claude Wiseler, ex-Ministro do Desenvolvimento Sustentável e Infraestrutura de Luxemburgo, atualmente membro do Parlamento Luxemburguês pelo (CSV).
O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi agradeceu a visita da comitiva de Luxemburgo afirmou que “ são famílias tradicionais paranaense que vieram de Luxemburgo e se assentaram principalmente na região de Rio Negro e União da Vitória. É uma honra poder colaborar nesta parceria entre Luxemburgo e o Brasil. A visita é fundamental para avançarmos em diversos aspectos. Estamos estudando a possibilidade de se fazer uma praça no município de Rio Negro em homenagem a estes imigrantes e assim marcar de forma definitiva a participação de Luxemburgo na formação do Paraná”.
A deputada Cristina Silvestri (PSDB) disse que “é uma grande satisfação receber a visita do deputado Frank aqui conosco e estamos conversando para fazer esta aproximação com cidades coirmãs, elaborar convênios enfim, aproximar as comunidades no Brasil e em Luxemburgo”.
O deputado europeu Frank Engel comentou que “está sendo construído um intercâmbio futuro entre os dois países com muitos descendentes de imigrantes descobrindo que também podem ser cidadãos luxemburgueses. Nosso trabalho é de integrar a população luxemburguesa em todos os países para que saibam que existe um satélite europeu em Luxemburgo para todos estes países”.
O Grão-Ducado de Luxemburgo
Depois de uma história bastante turbulenta no decorrer de sucessões e outros conflitos na Europa, o Luxemburgo obteve a sua independência em 1839. Hoje o país é governado por uma Monarquia Constitucional, chefiada por um Grão-Duque. É o único Grão-Ducado do mundo.
Luxemburgo é um dos seis membros fundadores da União Europeia. A cidade de Luxemburgo é o lar da sede de várias instituições e organismos europeus como: Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas, o Banco Europeu de Investimento, o Fundo Europeu de Investimento e vários serviços da Comissão Europeia.
Do ponto de vista político, Luxemburgo é uma democracia representativa, sob a forma de uma monarquia constitucional. Sua Alteza Real, o Grão-duque Henrique sucedeu ao seu pai, o grão-duque João, em outubro de 2000. Desde então, ocupa o trono com a sua esposa, Sua Alteza Real, a Grã-duquesa Maria-Teresa, originária de Cuba.
A história da imigração dos luxemburgueses para o Brasil se entrelaça com a imigração alemã, principalmente da população proveniente da Renânia-Palatinado e do Sarre. Esse entrelaçamento deve-se não apenas à proximidade linguística e cultural entre os dois grupos, mas principalmente em virtude de sua localização geográfica. A maioria dos imigrantes luxemburgueses e alemães era originária das áreas mais ao norte e, no período entre 1828 e 1840, aproximadamente 2.500 pessoas migraram para o Brasil, conforme revelado por uma pesquisa conduzida pelo historiador Claude Wey.
A primeira onda ocorreu entre 1824 e 1828, como resultado de uma política estatal brasileira para atrair imigrantes europeus para o sul do país. Durante esse período, foi fundada nos Estado do Paraná a Colônia de Rio Negro, que na época fazia parte da província de São Paulo.
Associação dos Cidadãos Luxemburgueses no Brasil (ACLUX)
É uma associação que busca integrar os cidadãos Luxemburgueses no Brasil aos aspectos linguísticos e culturais do Grão-Ducado de Luxemburgo, oferecendo noções de cidadania, direitos e deveres. Também incentivamos associados a conhecer na plenitude as regras sociais relacionadas ao trabalho, educação e vivência em Luxemburgo.
Alguns dos objetivos da ACLUX é o de integrar os cidadãos Luxemburgueses, promover intercâmbios, viagens, ciclos de estudos, de educação continuada e de profissionalização entre cidadãos residentes no Brasil e no Grão-Ducado do Luxemburgo, congregar a sociedade Luxemburguesa no Brasil e a influenciar o processo de implementação das políticas públicas relacionadas ao residentes fora do Grão-Ducado do Luxemburgo, cooperar com as instituições representativas do Grão-Ducado do Luxemburgo no Brasil, prestando apoio quando solicitado, preservar a cultura, a tradição e a história do Grão-Ducado de Luxemburgo, apoiar os associados que desejam iniciar um novo negócio no Grão-Ducado de Luxemburgo, estimulando a inovação e o empreendedorismo e divulgar oportunidades de investimentos no Grão-Ducado de Luxemburgo e no Brasil.
Legislativo - PR Deputado Goura (PDT) apresenta projetos sobre trilhas e montanhismo em congresso no RJ
Legislativo - PR Deputado Luis Corti (PSB) homenageia cooperativa com diploma de Menção Honrosa
Legislativo - PR ADPF 442: 40 deputados estaduais assinam moção contra ação que pretende liberar o aborto no Brasil
Legislativo - PR Em requerimento, deputado Cobra Repórter (PSD) sugere ação de prevenção contra incêndio nas escolas
Legislativo - PR Deputada Marli Paulino (SD) presta homenagens e evidencia pujança da RMC na Assembleia Itinerante
Legislativo - PR Em encontro nacional, deputado Tiago Amaral (PSD) defende qualificação do processo legislativo
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia