A Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa do Paraná iniciou nesta segunda-feira (07) um ciclo de reuniões para mapear as necessidades das modalidades esportivas no estado. No primeiro encontro, os parlamentares debateram investimentos e receberam demandas das federações que cuidam do futebol no estado. A reunião contou com as presenças do presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury Filho, e do presidente da Federação Paranaense de Futsal, Anderson Andrade. De acordo com presidente da Comissão, deputado Thiago Büher (União), o objetivo do encontro é reunir estas demandas e pensar soluções para os problemas.
"A Comissão de Esportes, agora no segundo semestre, quer ouvir as federações esportivas. Começamos hoje com a Federação de Futebol e a de Futsal, que falaram suas demandas e ideias. Assim, os nossos deputados puderam ouvir e ver o quais são as demandas, tanto dos atletas, como dos profissionais, como dos presidentes. Pudemos ver de que forma a Assembleia Legislativa pode trabalhar, tanto com a questão de projetos de leis e quanto em um vínculo de aproximação com o Governo do Estado", explicou Büher.
De acordo com o deputado, a partir destas demandas a Comissão pode realizar os encaminhamentos. "Queremos elaborar políticas públicas que melhorem o esporte. Então vamos fazer esse trabalho entre as federações e a Comissão. É uma ponte, é pra isso que a Assembleia serve, para fazer esta construção. Futuramente também queremos ouvir árbitros, atletas, enfim, todos aqueles que fazem parte da questão esportiva. É a Assembleia sempre ouvindo as demandas da população paranaense”, disse o parlamentar.
Durante o encontro, ambos presidentes fizeram explanações oferecendo um panorama das federações, como o número associados e filiados, cubes participantes, campeonatos organizados, entre outros dados. Segundo o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury Filho, o Estado conta com 39 estádios utilizados para os campeonatos organizados pela Federação, entre os privados e os administrados pelo poder público. Ele informou que a maior demanda é na questão da estrutura das arenas, que precisam de reformas, obras de modernização e melhoria na iluminação. “Gostaríamos do apoio do governo estadual para modernizar nossos estádios, dando melhor condições para os atletas. Isso ajudaria o futebol paranaense”, disse.
O presidente da Federação Paranaense de Futsal, Anderson Andrade, informou que a modalidade tem necessidades semelhantes, com estrutura defasada dos ginásios esportivos. Segundo Andrade, é preciso realizar obras de modernização, com a reforma de pisos e banheiros e a melhoria na iluminação. “Esta reunião é muito importante para buscarmos recursos para enfrentarmos estas demandas”, completou.
Também participaram do encontro o deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), Gilberto Ribeiro (PL) e Renato Freitas (PT).
Legislativo - PR Deputado Goura (PDT) apresenta projetos sobre trilhas e montanhismo em congresso no RJ
Legislativo - PR Deputado Luis Corti (PSB) homenageia cooperativa com diploma de Menção Honrosa
Legislativo - PR ADPF 442: 40 deputados estaduais assinam moção contra ação que pretende liberar o aborto no Brasil
Legislativo - PR Em requerimento, deputado Cobra Repórter (PSD) sugere ação de prevenção contra incêndio nas escolas
Legislativo - PR Deputada Marli Paulino (SD) presta homenagens e evidencia pujança da RMC na Assembleia Itinerante
Legislativo - PR Em encontro nacional, deputado Tiago Amaral (PSD) defende qualificação do processo legislativo
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia