Após o tempo chuvoso no verão chinês, Chengdu amanheceu ensolarada. Logo nas primeiras horas desta sexta-feira (28), o céu limpo indicava que a delegação brasileira nos Jogos Mundiais Universitários de Verão teria um belo dia tanto nas competições quanto na Cerimônia de Abertura. E começou com a primeira participação do Brasil no evento. A honra coube à seleção feminina de basquete, que estreou contra a Romênia e não decepcionou.
Intensas desde o aquecimento, as brasileiras foram avassaladoras no primeiro quarto e saíram de quadra para o primeiro intervalo com um placar de 24 a 6. Parecia que as romenas não esperavam um adversário tão agressivo defensivamente e inspirado no ataque. Nos dois quartos seguintes, a Romênia melhorou e chegou a diminuir a vantagem brasileira para 10 pontos. Porém, no último quarto o Brasil se acertou novamente e garantiu a vitória de 77 a 59.
Cestinha da partida com 19 pontos, Letícia analisou a vitória: “A estreia sempre tem o nervosismo, como vamos nos sair, mas desde que partimos de São Paulo o nosso objetivo até aqui foi o mesmo: com a dinâmica de time forte, vibrando. Elas se assustaram quando começamos com essa energia agressiva. Iniciar assim já manda toda a ansiedade para fora e no segundo jogo já está mais controlado”.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por C B D U (@cbdu)
Letícia joga fora do Brasil há nove anos e afirma que esta experiência pode ajudar a equipe: “Acho que, por ser a mais velha do time, consigo trazer um pouco da experiência que tenho. Por exemplo, quando começa a baixar o ritmo do treino eu cobro um pouco mais e as jogadoras começam a entender o motivo. Esse jogo foi importante para todos perceberem que precisamos de intensidade. A gente tava ganhando de 24 a 6 e as romenas vieram buscar. A intensidade tem que continuar. Claro que algumas jogadoras são novas, para muitas é a primeira vez, então está sendo uma experiência grande. Quando conseguimos controlar dá para ver o resultado dentro de quadra”.
O próximo compromisso da seleção será no domingo (30), contra a Finlândia. O Brasil está no grupo C ao lado de Romênia e Finlândia. Os dois primeiros colocados se classificam para a próxima fase.
Cerimônia de abertura
Após a vitória no basquete faltava pouco tempo para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Mundiais Universitários de Verão. Depois do almoço, toda a delegação estava pronta às 16h para se deslocar até o Dong'an Lake Sports Partk Stadium.
Já na fila para entrar na cerimônia, argentinos e brasileiros se provocaram com canções de futebol, mas em clima tranquilo e cordial. A entrada da delegação no estádio foi emocionante. Recebidos por um público animado, os atletas tremularam bandeirinhas e se encantaram com o desfile. Depois, já sentados nas cadeiras, os brasileiros acompanharam um show repleto de música, dança, efeitos especiais e muitos fogos de artifício.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por C B D U (@cbdu)
No próximo sábado (29) o Brasil entra no tatame para brigar por medalhas. Às 10 horas começa a fase eliminatória do judô e às 16h já teremos as finais das categorias -48kg feminino, -52kg feminino, -57kg feminino, -60kg masculino e -66kg masculino. Além disso serão realizadas disputas das primeiras rodadas do tênis e do tênis de mesa. À noite, a partir das 19h30min (horário local), será a vez de o basquete masculino enfrentar a China. Já o time de vôlei masculino pega a Alemanha a partir das 20h.
* Maurício Costa viajou como integrante da delegação da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). A entidade convidou a EBC para participar da cobertura durante os 17 dias de competição em Chengdu.
Nenhum comentárioMostrar mais comentários* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.Veja tambémDestaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Mais lidasCotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia
© Copyright 2025 - comVc - Todos os direitos reservados