No último final de semana, a jovem ponta-grossense Bruna Isabelle Fernandes Madalozzo, de 11 anos, conhecida no meio esportivo como Boo Capoeira, conquistou o 1º lugar na categoria Infantil C Feminino no Volta ao Mundo Bambas 10 (VMB 10), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. A competição foi realizada em Maricá (RJ), entre os dias 10 e 13 de setembro de 2025, e reuniu atletas de diferentes estados do Brasil.
Boo brilhou ao superar 18 competidoras em sua categoria, garantindo o título inédito e levando o nome de Ponta Grossa e do Paraná ao topo do cenário nacional da capoeira.
A atleta treina no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Centro Social Casa do Piá, projeto social com apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Assistência Social (FASPG). Segundo o professor e mestre de capoeira Leandro Max Gloeden (Pica-Pau), a conquista é resultado de talento e dedicação.
"Boo tem disciplina, entusiasmo e um foco muito acima da média para a idade. Ver ela conquistar o 1º lugar no VMB é motivo de orgulho não apenas para nós, mas para toda a cidade", destacou.
A presidente da FASPG, Tatyana Belo, ressaltou a importância de iniciativas como a da Casa do Piá e do investimento em políticas públicas que fortalecem esses projetos. Ela destaca que isso é um foco importante da gestão da prefeita Elizabeth Schmidt.
"Esse resultado mostra como o incentivo financeiro e o apoio contínuo a projetos sociais transformam a vida das crianças. Mais do que formar atletas, estamos formando cidadãos protagonistas, que encontram no esporte não apenas oportunidades de competição, mas também de crescimento pessoal e de futuro", afirmou Tatyana.
Apesar de ter iniciado na capoeira há apenas três anos, Boo já coleciona importantes conquistas: foi vice-campeã no Desafio dos Campos Gerais – Etapa VMB (abril/2025), recebeu convite como Atleta Destaque no Campeonato Ginga Paraná – Etapa Castro (julho/2025) e participou do Campeonato Mundial Muzenza de Capoeira (Curitiba, janeiro/2025).
A vitória em Maricá consolida Boo como uma das maiores promessas da modalidade no Brasil. Para alcançar este resultado, a atleta contou com o apoio do Centro Social Casa do Piá, da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, por meio da FASPG, além do patrocínio de parceiros como MM, Alternativa Informática, familiares e amigos.
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Esporte Tic Tac e Leonas campeões: finais do Mundial de Clubes de Futebol 7 agitam o Paraná
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia