Os municípios de São Mateus do Sul, Marilândia do Sul, São Jorge do Ivaí e Itapejara d'Oeste recebem a partir desta quinta-feira (27) a fase macrorregional da 3ª edição do Paraná Bom de Bola. A competição de futebol de campo é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e com o apoio e parceria das prefeituras municipais. Nesta fase são 1.244 atletas de 58 municípios inscritos em quatro categorias: 15+ feminino, sub 16 masculino, sub 21 masculino e master +50 masculino.
A macrorregional é a etapa seguinte da regional (que foi disputada em maio) e classifica equipes para a final. Emerson Venturini, coordenador dos jogos de rendimento na Secretaria do Esporte, diz que a expectativa é que competição que começa nesta semana seja movimentada e alto nível técnico. “Com certeza teremos diversos jogos bem disputados já que, em cada uma das cidades-sedes haverá duas equipes de cada categoria, classificadas para a fase final. Será um bom futebol”, diz ele. A fase final acontece em dois fins de semana de outubro (de 5 a 8 e de 26 a 29), em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná.
Lançada em 2021, a competição faz parte dos Jogos Oficiais do Estado e trabalha dois pilares da Política Estadual de Esportes: a formação de jovens atletas e o esporte para toda vida – que abrange atletas seniors. Com isso, o Paraná Bom de Bola engloba uma modalidade, o futebol de campo, dividido em quatro categorias, trabalhando com atletas a partir dos 15 anos até mais de 50 anos, além de buscar desenvolver o futebol feminino, o turismo no Paraná e a promoção da saúde.
Assim, abrange o desenvolvimento da base, formação de atletas e participação efetiva no esporte, principalmente de mulheres. Das 60 equipes inscritas, 13 são da categoria 15+ feminina, totalizando 249 atletas.“É importante ressaltar a participação feminina. Com a Copa do Mundo da Austrália, temos visto o aumento da participação de meninas no Bom de Bola e, com certeza, o número de praticantes vai aumentar ainda mais por influência deste evento mundial”, diz o coordenador do Paraná Bom de Bola, Marcelo Neves.
FASE REGIONAL -Na fase regional, que terminou em 28 de maio, foram mais de 8 mil pessoas envolvidas entre atletas, técnicos, dirigentes e staff, totalizando 327 equipes de todo o Estado, sendo 26 equipes femininas. Esta primeira etapa foi sediada em 12 municípios: Campo Largo, Ibaiti, Iporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Marechal Cândido Rondon, Marmeleiro, Reserva do Iguaçu, Ribeirão do Pinhal, Roncador, Planalto e Terra Rica.
ANO PASSADO -A 2ª edição do Paraná Bom de Bola, em 2022, foi marcada pelo aumento de 30% no número participantes, alcançando mais de 10 mil atletas de 185 municípios e totalizando 357 equipes competindo, sendo 30 delas, femininas. As cidades-sede foram Campo Largo, Tibagi, Ribeirão do Pinhal, Cambira, Sarandi, Iporã, Boa Esperança, Corbélia, Verê, Quedas do Iguaçu, Missal e Marilândia do Sul.
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia