Beneficiado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte (Proesporte) e pelo programa Geração Olímpica e Paralímpica, ambos da Secretaria de Estado do Esporte, o tenista Gustavo Almeida, de 17 anos, vai disputar na Inglaterra dois torneios: um na grama mais famosa do mundo – Wimbledon, a partir do dia 8, e o outro em Roehampton, já nesta sexta-feira (30).
Ele viajou na segunda-feira (26) para Londres, acompanhado do treinador Eduardo Luiz Marcolin. “É um dos maiores torneios do mundo, um sonho desde pequeno”, afirma o atleta.
Gustavonunca jogou na superfície de grama, mas diz que as expectativas são as melhores possíveis. “Treinei nas últimas duas semanas em uma quadra de society, é um pouco rápida, mas gostei do meu estilo de jogo, foi encaixando com o tempo. Tenho muita curiosidade de saber como é”, afirma.
Em ambos os torneios, Gustavo jogará o qualifying da chave juvenil. O primeiro deles é o J300 de Roehampton. No final de semana seguinte será a vez do tenista estrear no torneio de maior prestígio do tênis mundial. Esta será a segunda participação de Gustavo em Grand Slams –no início de junho, disputou a chave principal de Roland Garros.
O treinador Eduardo Marcolin, o Duda, afirma que jogar um Grand Slam aos 17 anos é um desafio e precisa ser encarado como aprendizado. “Ano que vem voltamos com ele mais experiente, mais maduro, e aí sim ampliamos nossas expectativas. Não nos impede de ter bons resultados, mas estamos cientes do estágio em que a gente se encontra”, completa.
Competindo desde os 10 anos de idade, o tenista integra o projeto social da Associação Ícaro Marcolin, em Curitiba. O treinador não esconde a alegria de estar acompanhando um garoto do projeto social.
“É o primeiro menino do instituto a jogar num nível desse e é um prazer imensurável e incomparável. Levamos o esporte, educação e cultura para centenas de crianças, mas a evolução só é possível com os recursos. O Proesporte é uma maneira maravilhosa do governo permitir que os grandes atletas permaneçam no Estado”, afirma Duda.
"O Governo do Estado tem proporcionado ao tenista melhores condições de treino e possibilidade de viagens internacionais para alcançar a excelência. É um atleta muito talentoso e dedicado aos treinos que tem tudo para conquistar muito na modalidade e no esporte. Estamos na torcida”, diz o coordenador do Proesporte, Otávio Vinicius Taguchi.
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia