O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, divulgou nesta sexta-feira (26) a primeira lista contendo 1.105 contemplados para a edição de 2023 do Programa Geração Olímpica e Paralímpica.O programa, que completa sua 12ª edição neste ano, é um agente motivador para o esporte paranaense e contribui para o desenvolvimento de futuros talentos esportivos do Estado.
Neste ano o investimento passa de R$ 5,2 milhões, com o patrocínio exclusivo da Copel, para bolsa-auxílio a atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional. Os classificados para esta 12ª edição somente estarão aptos a receberem os valores financeiros após o envio da documentação. O prazo vai até 08 de junho de 2023.
O Geração Olímpica e Paralímpica é o maior programa estadual de bolsa-atleta do País, conforme pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e divulgada na Revista Latino-Americana de Estudos Socioculturais do Esporte. O programa já investiu cerca de R$ 50 milhões, somadas as 12 edições.
O programa foi criado com o nome de Geração Olímpica. Em 2021, em reconhecimentoaos atletas paranaenses que participaram das Paralimpíadas de Tóquio 2020, com desempenho de destaque, o Governo do Estado mudou o nome do programa Geração Olímpica para Geração Olímpica e Paralímpica. Foram nove medalhas conquistadas por paratletas paranaenses.
CLASSIFICAÇÃO– A equipe da Secretaria estadual do Esporte, que coordena o programa, informa que em todos os casos a homologação final do contemplado se deu mediante criterioso estudo e apreciação das Entidades de Administração do Desporto (EAD) e da Comissão Estadual de Avaliação, que realizou nas duas últimas semanas reuniões para analisar e homologar a classificação final de todos os inscritos. Alterações no preenchimento das vagas poderão ser feitas se a documentação exigida não for encaminhada pelo contemplado.
Confira a lista de contemplados e detalhes das regras do programa AQUI .
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia