Com apoio do Governo do Estado, por meio do Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte – Proesporte, será realizado em Curitiba, a partir desta quinta-feira e até domingo (25 a 28), o Encontro Paranaense de E-Sports, evento gamer que traz atividades voltadas à cultura Geek e competições estudantis, além de estandes e palestras sobre esta modalidade. N evento, será disputada a fase final de um torneio escolar para estudantes do Paraná.
As competições acontecem no Clube Duque de Caxias, na Capital. A abertura será nesta quinta-feira, às 19h, exclusiva para convidados e imprensa. As atividades começam sexta-feira. Haverá transmissões ao vivo pelo YouTube do evento e pelo sistema de transmissão de vídeo (twitch) da competição.
O projeto é incentivado pela Copel, através do Proesporte. “Os jogos eletrônicos são esportes da mente, desenvolvem o raciocínio e são importantes, principalmente para as novas gerações. Por isso o Paraná apoiará todas as etapas da competição”, declara o secretário estadual do esporte, Helio Wirbiski.
Otávio Vinícius, coordenador do Proesporte, destaca que este encontro paranaense é o primeiro projeto desta modalidade a receber apoio do programa. “Às vezes as pessoas acham que uma modalidade não cabe na lei de fomento e incentivo, mas cabe sim, basta seguir os pré-requisitos e obrigações exigidas pelo programa. Todas as modalidades podem participar”, afirma Vinícius.
O evento tem o apoio, também, da Federação do Desporto Escolar do Paraná, da Prefeitura de Curitiba, Vale do Pinhão, das equipes de e-sports Union E-Sports, equipe atual campeã brasileira de Fifa (que são jogos simuladores de futebol, um dos mais disputados atualmente), Planeta Games e Gamescola, com organização da Arena On e realização da Meiuca Esportes.
A programação inclui ciclo de palestras sobre o mercado de jogos, lançamentos, investimentos, tendências e cases de sucesso. O público poderá conhecer de perto o mundo da Realidade Virtual, do desenvolvimento de jogos e o Museu de Games. Os participantes também podem se inscrever em workshops e rodadas de negócios que vão ocorrer durante o evento, com oportunidade de conhecer grandes jogadores e personalidades do esporte eletrônico brasileiro.
“O que era puro entretenimento há alguns anos, agora é uma atividade com mais de 100 milhões de jogadores no Brasil. Estamos falando de um mercado de alto valor em que somos uma potência mundial. Além disso, o E-Sport é também um importante recurso de inserção social para o jovem”, Diego Pereira, diretor executivo do evento.
PARANÁ GAMING TOURNAMENT –Além das palestras e atividades especiais, o encontro recebe a fase final do Paraná Gaming Tournament (PGT), torneio exclusivo para alunos de 12 a 24 anos dos colégios e universidades de todo o Estado, concorrendo a prêmios e disputando os jogos mais populares do momento.As partidas na Arena Gamer começam a partir das 15h de sexta e de sábado(26 e 27). No domingo (28), a programação prevê o início das finais às 13h.
Marco Rossi, CEO da Union E-Sports, afirma que a missão da sua equipe é viabilizar e gerar oportunidades para os jogadores. “Vamos levar nossos influencers, a experiência de como captamos os atletas e trazemos para o nosso ecossistema. Essa iniciativa de abrir para universidades e colégios, os quais chamamos de jogadores casuais, é fantástica para o crescimento e democratização do e-sports no Brasil”.
PALESTRAS E WORKSHOPS -A programação traz um conteúdo alinhado aos principais assuntos inerentes ao esporte eletrônico na atualidade, abordando temas como o direito aplicado aos e-sports, descarte e reciclagem de lixo eletrônico, o mercado de games no Brasil e no mundo, desenvolvimento de jogos, lançamentos de jogos independentes, cases de sucesso de equipes competitivas e eventos do segmento gamer.
Haverá também painéis que abordam temas voltados ao desenvolvimento pessoal, criação e patrocínio de equipes, psicologia esportiva, nutrição e diversos assuntos ligados à saúde física e mental dos jogadores.
Algumas das atrações do evento são os jogos de luta (Treta), Jogos de Fifa (equipes Union Esports e Dazz), oficina de games (Gamescola), simuladores de corrida (Potência Truck e GT Concept), jogos antigos (Gasper Retrô Games), mesas de RPG (área gamer da PUCPR, Macaco Dumal e Retro Punk), Realidade Virtual, carro gamer (Red Bull), além de praça de alimentação, food trucks e outros estandes, como do Proesporte.
SERVIÇO
Encontro Paranaense de E-Sports
Data: quinta-feira a domingo (25 a 28)
Local: Clube Duque de Caxias
Rua Costa Rica, 1173 – Bacacheri, Curitiba
Ingressos: R$ 50,00 por dia, R$ 100,00 pacote premium para 4 dias
Meia entrada: Válida para quem doar 1kg de alimento não perecível, entregar lixo eletrônico no local e todos que por lei têm direito ao meio ingresso.
SITE: www.esportsparana.com.br - venda de ingressos, informações gerais.
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia