Curitiba será palco neste sábado e domingo (20 e 21) da primeira etapa de provas do Ranking Paranaense de Escalada Esportiva, competição que tem o apoio do Governo do Estado, por meio do Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte – Proesporte. Nesta etapa, que abre o calendário estadual da modalidade, serão disputadas provas de velocidade e dificuldade, duas das três categorias competitivas da escalada esportiva. O evento acontece no Campo Base Ginásio de Escalada, no bairro Rebouças.
“O Ranking Paranaense de Escalada Esportiva é importante para divulgar a modalidade, pois o evento é aberto ao público, que pode acompanhar o desempenho dos atletas e se interessar por esse esporte", diz o coordenador do Proesporte, Otávio Vinícius Valente.
Ele lembra que, além disso, a competição inclui ações de capacitação, com vagas prioritárias para atletas federados, mas também abertas à comunidade externa, com a intenção de despertar o interesse em práticas esportistas que normalmente não estão próximas da comunidade em geral. “Uma iniciativa para democratizar o acesso ao esporte e o conhecimento da escalada esportiva”, diz Valente.
O Proesporte é desenvolvido pela secretaria estadual do Esporte e financiado pelo contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que pode destinar parte do valor devido para projetos na área. Nesta quinta-feira (18) o Governo do Estado publicou o editaldo programa , destinando R$ 50 milhões para a execução de projetos esportivos em 2024 e 2025 – o maior fomento e incentivo da história do esporte do Paraná.
RESISTÊNCIA– O ranking é realizado pela Federação de Escalada Esportiva do Paraná (Feep). As provas de escalada disputadas em Curitiba exigirão dos atletas muita resistência e agilidade para subir os mais de 15 metros de parede. A terceira modalidade prevista no ranking, de boulder, exige movimentos mais explosivos e força bruta e será realizada em agosto, também em Curitiba.
Com a inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o grande desafio do esporte no Estado é a formação de atletas para as competições internacionais, com o sonho de um dia enviar representantes para as Olimpíadas. Para a concretização deste objetivo, a escalada tem contado com o incentivo de entidades locais, como a realização de provas de alto nível e o apoio de programas do Governo do Estado.
Muitas marcas e ginásios locais também acreditam nessa empreitada e somam esforços, juntamente da própria comunidade escaladora, oferecendo trabalho voluntário, premiações, espaços e divulgação.
Serviço:
Ranking Paranaense de Escalada Esportiva– 1ª Etapa de Velocidade e Dificuldade
Local: Campo Base Ginásio de Escalada - Av. Pres. Kennedy, 35 - Rebouças - Curitiba
Dias: sábado (20), a partir das 10h, edomingo, a partir das 9h
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia