O Dia das Mães trouxe algum alívio para o caixa dos bares e restaurantes, mas deixou claro que o dinheiro anda curto no bolso dos consumidores. Consulta aos empresários nas principais capitais do país apontou um crescimento de 5% a 10% no faturamento em relação à mesma data no ano passado. Em relação a um domingo comum, o aumento ficou entre 30% e 50%.
"Embora tenhamos observado um crescimento nas vendas em relação ao ano passado, ficamos um pouco aquém das expectativas estabelecidas pelos empresários do setor. Neste ano estamos sentindo que o consumidor tem dosado os gastos, mesmo em datas comemorativas. No entanto, é encorajador ver que, em comparação a um domingo típico, os estabelecimentos apresentaram um desempenho positivo", diz Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
Pesquisa recente da Abrasel mostrou que mais de um quarto dos estabelecimentos ainda trabalha com prejuízo, muito em função de dívidas acumuladas e dificuldades em repassar a inflação para os preços. Maio, com o Dia das Mães, e junho, com o Dia dos Namorados, são datas que tradicionalmente trazem incremento de vendas. “Agora nosso foco é garantir um bom Dia dos Namorados. Neste ano teremos a celebração numa segunda-feira, o que ajuda a estender o bom resultado do fim de semana e a lotar os bares e restaurantes em um dia atípico, o que é excelente para o setor”, completa Solmucci.