O pugilista peso-médio Wanderley “Holyfield” Pereira colocou o Brasil na final do Mundial de Boxe, em Tashkent (Uzbequistão). O baiano de 22 anos, garantiu a classificação nesta sexta-feira (12) ao vencer de virada o anfitrião Alokhon Abdullaev, na semifinal da categoria até 75 quilos. Também hoje, o carioca Wanderson "Suga" de Oliveira foi bronze nos 71 kg, ao perder o embate para o uzbeque Saidjamshid Jafarov.
Wanderley Pereira volta ao ringue às 10h (horário de Brasília) de domingo (14) para lutar pela medalha de ouro contra o cubanoYoenli Martinez. O embate terá transmissão ao vivo no site do Canal Olímpíco do Brasil. Também conhecido pelo apelidado de Holyfield, o atual campeão dos Jogos Sul-Americanos pode faturar a segunda medalha de ouro do Brasil em Mundiais: a primeira foi conquistada pelo médio-ligeiro Everton Lopes, nos 64 kg, na edição de 2011, em Baku (Azerbaijão).
É FINAAAAAAAAAAAL! ????????????
— Time Brasil (@timebrasil) May 12, 2023
Wanderley Pereira (75kg) está na final do Mundial de Boxe, em Tashkent ????????
Vitória sobre o atleta da casa Abdullaev em decisão dividida: 4 a 1
E agora vamos em busca do ???? pic.twitter.com/hMHxi1NkAa
Nesta sexta (12), Holyfield chegou a terceira vitória consecutiva no Mundial, em sua estreia nos 75kg - a categoria não está no programa da Olimpíada. Na semifinal hoje, obrasileiro enfrentou dificuldades no início da luta, esboçou uma reação, mas acabou perdendo o primeiro round por 3 a 2. Determinado, Holyfield retomou o controle da luta na segunda parcial e foi com tudo para o último round, selando a vitória por 4 a 1.
A caminhada de Holyfield no Mundial começou acachapante: estreou com vitória por nocaute técnico diante deFahad Al-Khoori (Emirados Árabes Unidos). Depois, nas oitavas, triunfou por5 a 0 contra o cazaquecazaque Nurkanat Raiys; e nas quartas bateu oaustraliano Callum Peters 4 a 3.
Excelente caminhada do Shuga! Duas vezes batendo na trave, além dos Jogos de Tóquio! Bronze com gostinho de dever cumprido!
— Conf. Bras. de Boxe (@cbboxe) May 12, 2023
???????????? https://t.co/mbeRIDlwWm
O médio-ligeiro carioca, de 26 ano, conquistou nesta sexta (12) o bronze, sua primeira medalha em Mundiais, após ter batido na trave nas edições de 2019 e 2021. Apesar do embate parelho na semifinal dos 71 kg, ele acabou superado pelouzbeque Saidjamshid Jafarov por 4 a 1. No boxe, os atletas que se classificam às semis asseguram o bronze de antemão, independente do resultado da luta.
Para avançar à semi, Shuga superou três adversários: estreou com vitória dividida (4 a 3) sobre Nuradin Rustambek Uulu (Quirguistão); repetiu o placar no triunfo sobre o bielorrusso Aliaksandr Radzionau nas oitavas; e avançou às quartas de final após ganhar de 5 a 0 do georgiano Eskerkhan Madiev.
A pontuação no Mundial, tradicionalmente, eradecisiva na corrida por uma vaga olímpica. No entanto, a Associação Internacional de Boxe (IBA), organizadora da competição, está suspensa pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o que a impede de definir os critérios de classificação para os Jogos de Paris 2024.
De acordo com a CBboxe, a classificação para Paris 2024 ocorrerá este ano nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), de 20 de outubro a 5 de novembro.
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia