Quarta, 02 de Julho de 2025 (42)99838-3791
Campos Gerais Saúde

21ª Regional de Saúde debate início do Qualicis

O início do Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Qualicis) nos municípios da 21ª Regional de Saúde foi tema de encontro do Grupo Técnico Consultivo (GTC) na última semana em Telêmaco Borba

27/04/2023 09h35
Por: Redação Fonte: Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais
Divulgação
Divulgação

O início do Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Qualicis) nos municípios da 21ª Regional de Saúde foi tema de encontro do Grupo Técnico Consultivo (GTC) na última semana em Telêmaco Borba. O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), responsável pela execução do programa na região, já realizou processo licitatório. “Estamos aguardando os últimos trâmites. A intenção é iniciar na segunda quinzena de maio os atendimentos”, esclarece a diretora, Pâmella Costa.

Os municípios da 21ª Regional devem iniciar com adesão às Linhas de Cuidado do Idoso, Gestantes, Crianças, Hipertensão e Diabetes, e Saúde Mental. “Para encaminhar os pacientes para todas as linhas, as equipes das Unidades Básicas de Saúde devem estar preparadas”, esclarece a diretora, citando a estratificação de risco, o absenteísmo, o transporte sanitário, o agendamento, além dos Planos de Cuidados, que devem ser compartilhados entre UBS e Ambulatórios.

Até o momento, os municípios já estratificaram mais de 24 mil pacientes que irão utilizar as Linhas de Cuidados. “É muito importante que os municípios identifiquem estes pacientes para melhor aproveitamento das Linhas”, esclarece Pâmella. É com base nos números repassados que o Consórcio abre o agendamento dos profissionais. A cada Linha diversos são os atendimentos. “É um atendimento que visa o paciente de forma holística”, explica.

O Grupo Técnico Consultivo deverá acompanhar frequentemente a aplicação do Programa. “As reuniões serão frequentes. Iremos debater os temas essenciais para que o Qualicis funcione da melhor maneira possível”, finaliza a diretora do CimSaúde.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.