O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março. Para marcar a data e divulgar mais informações sobre o assunto para a população, a Assembleia Legislativa do Paraná promove e apoia uma série de eventos ligados ao tema.
Como homenagem, o Espaço Cultural da Assembleia abriu, nesta segunda-feira (20), a mostra "Faça Com a Gente, Não Pela Gente", com obras de arte de jovens com Síndrome de Down, da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (FEPASD).
A deputada Márcia Huçulak (PSD) prestigiou a abertura da exposição e declarou que “é uma alegria muito grande estar aqui e ver as obras desses jovens que nos alegram com seus trabalhos e com sua expressão artística. É muito importante que todos nós possamos entender a causa da inclusão e que todas as pessoas possam ter espaço na nossa sociedade”.
A exposição contou com a presença da professora leda Casagrande, do Estúdio Mirrage, que incentivou a produção dos quadros, e da presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (FEPASD), Noêmia Cavalheiro, além dos autores e convidados.
O deputado Pedro Paulo Bazana também presente na inauguração, disse que “nesta semana que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down, precisamos lembrar que todos os dias são os dias deles e aqui na Assembleia, que tem uma proposta inclusiva com servidores com Down, para nós é sempre um aprendizado, um ensinamento novo todo dia. É uma data comemorativa, mas é uma forma, também de dar visibilidade para todo Brasil da eficiência destas pessoas para o mercado de trabalho”, concluiu.
A lei estadual nº 17.799 de 2013 instituiu o Dia Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Down e a Semana de Ações no Campo da Síndrome de Down a serem realizados anualmente em 21 de março e na semana que compreender esta data.
A Semana de Ações no Campo da Síndrome de Down tem o objetivo de favorecer a compreensão de familiares, educadores, profissionais de saúde e da população em geral, sobre os direitos à educação, à saúde, à qualidade de vida, ao trabalho e o combate ao preconceito em relação às pessoas com Down.
A presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (FEPASD), Noêmia Cavalheiro, disse que é muito importante toda essa atenção que a Assembleia Legislativa do Paraná está dando para o tema e por isso é importante lembrar a legislação que precisa de atenção, pois garante o direito das pessoas com Down em ter acesso à educação, trabalho, saúde, lazer e várias outras coisas que ainda não estão atendidas”.
“Essa semana de ações é para sensibilizar as pessoas de que eles precisam ser ouvidos, por isso o nome da exposição ‘Faça com a Gente, e Não pela Gente’, para mostrar que é um direito que eles têm em ter um lugar na Sociedade”, explicou Noêmia.
Serviço:
A exposição é aberta a toda comunidade e permanece no Espaço Cultural da Casa até o dia 31 de março, de segunda à sexta, das 9 às 18 horas.
Legislativo - PR Deputado Goura (PDT) apresenta projetos sobre trilhas e montanhismo em congresso no RJ
Legislativo - PR Deputado Luis Corti (PSB) homenageia cooperativa com diploma de Menção Honrosa
Legislativo - PR ADPF 442: 40 deputados estaduais assinam moção contra ação que pretende liberar o aborto no Brasil
Legislativo - PR Em requerimento, deputado Cobra Repórter (PSD) sugere ação de prevenção contra incêndio nas escolas
Legislativo - PR Deputada Marli Paulino (SD) presta homenagens e evidencia pujança da RMC na Assembleia Itinerante
Legislativo - PR Em encontro nacional, deputado Tiago Amaral (PSD) defende qualificação do processo legislativo
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia