O Paraná passará a contar com um Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (FEDIM/PR). O projeto de lei 27/2023 foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa do Paraná. A iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo dar suporte financeiro no planejamento, implantação e execução de planos, programas e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres.
A medida foi aprovada em segunda discussão, com requerimento de dispensa de redação final e segue para sanção. O lançamento do Fundo fará parte do Encontro das Primeiras-Damas, com a participação de mulheres de praticamente todas as cidades e a presença de deputadas estaduais. O evento desta terça-feira (21), às 16 horas, no Museu Oscar Niemeyer, servirá para apresentar políticas públicas e programas do estado voltados às mulheres.
De acordo com o governo, os recursos aportados ao FEDIM/PR serão provenientes de diversas fontes, como recursos destinados na Lei Orçamentária Anual (LOA), o Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná – FECOP, de produtos da arrecadação da exploração do serviço estadual de loteria – Lotepar, dentre outros. O fundo será administrado pela Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial (SEMI).
Reforma
Os deputados também aprovaram a proposta do Governo que altera uma série de leis estaduais. A proposta 96/2023 traz adequações após as mudanças promovidas pela Reforma Administrativa do Estado. Foram 43 votos a favor e oito contrários.
Segundo o Poder Executivo, o texto, que avançou em primeiro turno, faz uma ampla revisão de leis estaduais afetadas pelas recentes alterações aprovadas no Paraná, que promoveram a modernização e desburocratização da gestão administrativa.
Liberdade de imprensa
Avançou em primeira discussão o projeto de lei 133/2022 , que institui a Semana de Conscientização sobre a Importância da Liberdade de Imprensa para a Democracia, a ser comemorada na primeira semana de abril, em alusão ao Dia do Jornalista – 07 de abril.
A iniciativa é da deputada Luciana Rafagnin (PT) e tem o objetivo do projeto é promover campanhas de informação e conscientização da população sobre a importância da liberdade de imprensa para a transparência e publicidade das informações políticas e sociais.
Também visa debater o tema promovendo seminários, palestras e rodas de conversas pretende e combater todas as formas de violência cometidas contra os jornalistas, fotojornalistas, repórteres cinematográficos e demais profissionais da área da comunicação.
Na justificativa, a parlamentar indica que entre 2017 e 2021, houve mais de 60 episódios de agressões contra trabalhadores da imprensa paranaense, segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e outras entidades.
Abono de faltas
Os deputados também aprovaram em primeira votação a proposta 521/2022 , que trata sobre o abono de faltas, a reposição ou a compensação de conteúdo escolar aos estudantes da rede pública estadual de ensino convocados para participar de competições desportivas oficiais em eventos estaduais, nacionais e internacionais.
O projeto foi encaminhado pelo Executivo e recebeu emenda na CCJ. O texto define que, para garantir o abono de faltas, os alunos deverão realizar atividades à distância, reposição de conteúdos e aplicação de provas em segunda chamada. A proposta tem o objetivo de valorizar os estudantes atletas que representam o Paraná em tais oportunidades.
Segunda discussão
Os deputados aprovaram em segunda discussão a proposta 518/2022 , sobre escritura de pública de imóvel doado ao município de Tamarana. O projeto 58/2023 , sobre a desafetação de trechos rodoviários em Pinhais, foi igualmente aprovado em segundo turno.
Redação final
Quatro itens foram aprovados em redação final e seguem para sanção ou veto governamental. São eles: projeto de lei 638/2020 , que obriga casas noturnas e bares disponibilizarem tampas ou proteções de copos aos consumidores de bebidas que os solicitarem no Paraná; o 86/2022 para instituir o Paraná a Campanha Visão Zero no Paraná, com o objetivo de zerar o número de mortes e feridos graves no trânsito; a proposta 454/2022 , que cria o Dia do Sanepariano, a ser comemorado no dia 22 de março; e ainda a iniciativa 1/2023 , proposta pela Bancada Feminina da Assembleia e que cria áreas específicas de internação para parturientes de bebês natimortos ou com óbito fetal.
Missão
Durante a sessão, o primeiro vice-presidente da Assembleia, Marcel Micheletto (PL), fez um balanço da missão internacional paranaense realizada este mês no Japão e Coreia do Sul. O parlamentar representou a Assembleia Legislativa e falou dos importantes avanços que a extensa agenda no Oriente deve trazer ao estado,
O parlamentar participou de uma série de encontros bilaterais para negociar a abertura do mercado da carne paranaense e também com a busca de parcerias para fortalecer a educação, projetos de sustentabilidade e a atração de novos negócios.
“O governo tomou uma decisão importante há alguns anos, como tornar o Paraná livre da aftosa sem vacina e hoje abriu o mercado para muitos países”, citou. “Esses tratados, esses negócios têm gerando emprego, renda, trabalho, qualidade de vida e tributos”, afirmou.
Micheletto também ressaltou a importância da Assembleia Legislativa, através da Comissão de Agricultura. “Foram feitas várias audiências públicas que ajudaram mostrando a importância desses atos para concretizar esse sonho, fazendo o Paraná um case de sucesso”, discursou.
Transmissão
Os deputados voltam a se reunir nesta terça-feira (21), a partir das 14h30 e pode ser acompanhada pela TV Assembleia por meio do canal 10.2, em TV aberta, e do canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo .
Legislativo - PR Deputado Goura (PDT) apresenta projetos sobre trilhas e montanhismo em congresso no RJ
Legislativo - PR Deputado Luis Corti (PSB) homenageia cooperativa com diploma de Menção Honrosa
Legislativo - PR ADPF 442: 40 deputados estaduais assinam moção contra ação que pretende liberar o aborto no Brasil
Legislativo - PR Em requerimento, deputado Cobra Repórter (PSD) sugere ação de prevenção contra incêndio nas escolas
Legislativo - PR Deputada Marli Paulino (SD) presta homenagens e evidencia pujança da RMC na Assembleia Itinerante
Legislativo - PR Em encontro nacional, deputado Tiago Amaral (PSD) defende qualificação do processo legislativo
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia