Reduzir ao máximo as mortes evitáveis no trânsito, garantindo segurança às pessoas em seus deslocamentos é a finalidade do projeto 86/2022, aprovado em segundo turno nesta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa do Paraná. A proposição, inspirada em um modelo sueco de sucesso, define parâmetros para implantação da Campanha Visão Zero Paraná na qual a preservação da vida é prioridade.
Uma medida que pode amenizar números preocupantes no estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma (Siate) atendeu 42.770 ocorrências no Paraná em 2022, com 168 mil pessoas feridas, além de 3.490 mortes.
O Visão Zero, criado na Suécia em 1997, conseguiu transformar o trânsito do país escandinavo em um dos mais seguros do mundo e serviu de exemplo de mobilidade em diversos países.
A iniciativa tramita na forma de uma subemenda substitutiva geral aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposta tem a autoria dos deputados Goura (PDT), Requião Filho (PT), Professor Lemos (PT), Arilson Chiorato (PT), Luciana Rafagnin (PT), Mabel Canto (PSDB), Cristina Silvestri (PSDB), Reichembach (PSD) e do ex-deputado Nelson Luersen (União).
“Com a aprovação desta lei estamos garantindo que o Paraná avance em políticas públicas de segurança viária”, explicou o deputado Goura, que propôs batizar a proposta com o nome de Kristofer Enzo Neves Oliveira. O ciclista morreu em fevereiro de 2022, após ser atropelado em uma canaleta de ônibus. Seus familiares estiveram no Plenário durante a sessão para acompanhar a votação.
Para a execução do projeto, o texto prevê que o Poder Público poderá adotar campanhas permanentes de educação no trânsito; monitorar e identificar o perfil de circulação e acidentes; capacitar gestores públicos e de profissionais; fomentar o treinamento específico para condutores de veículos do transporte público de passageiros; incentivar à ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação voltada às boas práticas de planejamento viário; e formular cronogramas de curto, médio e longo prazo para a implantação gradual de projetos alinhados com a campanha “Visão Zero”.
Fica definido, ainda, o terceiro domingo de novembro como o Dia Estadual em Memória às Vítimas de Trânsito, com o objetivo de dar uma maior visibilidade ao programa.
Proteção
Avançou em terceira discussão o projeto de lei 638/2020, sobre a obrigatoriedade de as casas noturnas e bares disponibilizarem tampas ou proteções de copos aos consumidores de bebidas que os solicitarem no Paraná. A iniciativa é assinada pelas deputadas Maria Victoria (PP), Mabel Canto e Cristina Silvestri e voltada a proteger os frequentadores do uso delituoso de drogas com a finalidade de abusos, como o “Boa noite, Cinderela”. A proposta tramita por meio de substitutivo geral da CCJ e subemenda da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.
Protocolado pela Bancada Feminina, o projeto 1/2023 também avançou com aprovação de emenda apresentada em segunda discussão. A iniciativa cria áreas específicas de internação para parturientes de bebês natimortos ou com óbito fetal. A proposta altera a Lei nº 19.701/2018, que dispõe sobre a violência obstétrica. Assinam o texto, as deputadas Mabel Canto, Maria Victoria (PP), Cristina Silvestri, Cantora Mara Lima (REP), Luciana Rafagnin, Ana Júlia (PT), Cloara Pinheiro (PSD), Flávia Francischini (União), Márcia Huçulak (PSD) e Marli Paulino (SD).
Redação final
Dois itens foram aprovados em redação final. O projeto de lei 104/2022, de autoria deputado Cobra Repórter (PSD), concede o título de Capital do Bilhar ao município de Jaguapitã. Já a proposta 295/2022, denomina Anacleto Pantano, o trecho da PR 474 que liga os municípios de Braganey e Iguatu. A autoria é do deputado Marcel Micheletto (PL).
Sanepar
Avançou em segunda votação a proposta que cria o Dia do Sanepariano, em reconhecimento aos serviços prestados pelos funcionários da Sanepar. O projeto de lei 454/2022, do deputado Alexandre Curi (PSD), define o dia 22 de março para a homenagem, data em que também é comemorado o Dia da Água.
Executivo
Os parlamentares aprovaram projetos encaminhados pelo governo autorizando a doação de imóveis a cinco municípios. A proposta 59/2023 define o repasse de uma área de 1.368,70 m2 para o funcionamento do Centro Municipal de Educação Infantil Ranice Benedito de Araújo Teixeira, em Umuarama.
Em Marechal Cândido Rondon, a área definida no projeto (61/2023) servirá para regularização de vias públicas. Os demais imóveis serão destinados para uso de serviços municipais em Cambará (60/2023), Piraquara (62/2023) e Guaíra (63/2023).
Transmissão
A sessão desta quarta-feira (15) será realizada a partir das 9h30 e pode ser acompanhada pela TV Assembleia por meio do canal 10.2, em TV aberta, e do canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo .
Legislativo - PR Deputado Goura (PDT) apresenta projetos sobre trilhas e montanhismo em congresso no RJ
Legislativo - PR Deputado Luis Corti (PSB) homenageia cooperativa com diploma de Menção Honrosa
Legislativo - PR ADPF 442: 40 deputados estaduais assinam moção contra ação que pretende liberar o aborto no Brasil
Legislativo - PR Em requerimento, deputado Cobra Repórter (PSD) sugere ação de prevenção contra incêndio nas escolas
Legislativo - PR Deputada Marli Paulino (SD) presta homenagens e evidencia pujança da RMC na Assembleia Itinerante
Legislativo - PR Em encontro nacional, deputado Tiago Amaral (PSD) defende qualificação do processo legislativo
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia