Terça, 28 de Outubro de 2025 (42)99838-3791
Assembleia Legislativa Parceria

Desembargadora destaca parceria com o Legislativo no combate à violência contra a mulher

Visita da magistrada Ana Lúcia Lourenço integrou o início das comemorações do Dia Internacional da Mulher na Casa.

06/03/2023 16h55 Atualizada há 3 anos
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - PR
A apresentação ocorreu no início da sessão plenária desta terça-feira (6). / Créditos: Dálie Felberg/Alep
A apresentação ocorreu no início da sessão plenária desta terça-feira (6). / Créditos: Dálie Felberg/Alep

Durante o Grande Expediente desta segunda-feira (07), que deu início às celebrações do Dia Internacional da Mulher (08) na Assembleia Legislativa do Paraná, a desembargadora Ana Lúcia Lourençofalou no Plenário da Casa.  Ela comanda a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do TJ-PR e acaba de tomar posse também como Presidente do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Poder Judiciário Brasileiro (COCEVID).

“A interação entre o Tribunal e o Legislativo é fundamental para o enfrentamento da violência contra a mulher. Aqui na Assembleia nascem as leis principalmente aqueles que nos auxiliam no atendimento a mulher em vulnerabilidade” destacou a desembargadora.

Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), começar a semana com presença da desembargadora é essencial para demonstrar o trabalho em defesa das mulheres. Ele ressaltou que, “o mundo já não aceita mais esse tipo de comportamento e que além das mulheres, homens também devem reagir na defesa das mulheres brasileiras”.

Lembrando que para isso, a Cevid trabalha em conjunto com uma rede de apoio extensa, contando com a contribuição da Casa da Mulher Brasileira, da patrulha Maria da Penha, das guardas municipais, das casas de abrigo para mulheres vítimas de violência, da Central de Atendimento à Mulher, da Defensoria da Mulher, da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa, das delegacias especializadas, entre outros.

Ainda de acordo com a desembargadora, estabelecer protocolos para padronização do atendimento, aprimorar a integração de dados; dar mais agilidade ao processamento e julgamento de casos relacionados à Lei Maria da Penha e feminicídios estão entre os objetivos do órgão.

Dados

Atualmente, o Brasil possui mais de 4 mil processos de feminicídio em andamento e mais de 700 mil ações penais de violência doméstica. No Paraná, os números também são expressivos, cerca de 40 mil medidas protetivas foram autuadas em 2022, segundo o TJ-PR.

CEVID

Criada em 2011, a CEVID é responsável pela elaboração e execução de políticas públicas no âmbito do Poder Judiciário relativas às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.