Mulheres paranaenses que se destacaram nas áreas do empreendedorismo, na ação social, sustentabilidade e prevenção da violência serão homenageadas na Assembleia Legislativa do Paraná, em sessão especial que acontece no dia 7 de março, a partir das 19 horas, no Plenário, iniciativa que tem parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP). O gesto é um reconhecimento à contribuição de todas as mulheres, que inspiram, transformam e impactam a realidade de muitas outras paranaenses.
A homenagem acontece na véspera do 8 de março, data que celebra o Dia Internacional da Mulher, e simboliza a luta histórica para terem suas condições equiparadas às dos homens. Na ocasião, serão homenageadas Fernanda Albini Macanhã, Flávia Pinho Ohde, Maria Clarinda Machado e Solange Martinez Massa. A coordenadora de Ações Solidárias do Legislativo, Rose Traiano, esposa do deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia, é uma das idealizadoras da homenagem em conjunto com a vice-presidente e coordenadora do Conselho da Mulher Empresária da ACP, Albanir Fracaro.
“O evento faz parte do reconhecimento e valorização da mulher por parte da ACP. Muitas delas são o esteio de suas famílias, modelo de mães, avós, colaboradoras e empreendedoras. Sempre se colocando de maneira proativa e eficiente, ensinando muitos homens e a sociedade como um todo com sua força, determinação e sensibilidade”, afirma Antonio Gilberto Deggerone, presidente da ACP.
A advogada Rose Traiano destaca o protagonismo da mulher na sociedade, lembrando que elas ainda enfrentam barreiras sociais como a violência, a desigualdade de salários e a sobrecarga de trabalhos domésticos não remunerados: “É fundamental fortalecer, empoderar e dar visibilidade para o trabalho e a produção das mulheres nos mais diversos segmentos”, frisou. Rose Traiano disse ainda que “a homenagem é um gesto, um convite à reflexão como a nossa sociedade trata as mulheres. Essa reflexão vale tanto para o campo do convívio afetivo, familiar e social quanto para as questões relacionadas ao mercado de trabalho”.
Homenageadas
Formada em Direito, Fernanda Albini da Silva Macanhã é mobilizadora social e desde 2019 faz parte ativamente da campanha “Tampinha Solidária”. Em 2021 idealizou a iniciativa social “Aja Consciente”, que busca inspirar as pessoas sobre o impacto das ações sociais, e conectá-las para fazer o bem, com enfoque nos três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico. Entre as ações realizadas e apoiadas pela “Aja Consciente”, estão campanhas de arrecadação de materiais escolares, presentes de Natal para crianças em vulnerabilidade social, itens de higiene pessoal, entre outras.
Já a trajetória de empreendedorismo de Maria Clarinda Machado (também conhecida como Dona Nena) começou no ano de 1988. Com o alto nível de desemprego na época, saiu do emprego e começou a vender roupas e acessórios, fazendo visitas às vizinhas e conhecidas e, depois, na garagem de sua casa. O negócio deu certo, e hoje conta com 47 colaboradores. São 33 anos de história, tradição e qualidade, sem esquecer de evoluir e se adaptar às situações do mundo atual.
Curitibana, a médica Flávia Pinho Ohde, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é escritora e idealizadora do Projeto (En)canto do Sereio. O projeto educativo, criado em 2019, busca conscientizar e fortalecer mulheres contra relacionamentos abusivos dissimulados, com foco em prevenção e auxílio nesse perfil de relacionamento. Ela explica que “lançado em forma de livro em 2021, a iniciativa tem como objetivo não somente alertar mulheres a reconhecerem os ‘sereios’ (uma forma lúdica de se referir a um perfil masculino que usa o poder da palavra e tem atitudes que não são verdadeiras) e seus comportamentos ‘sereísticos’, mas também fornece orientações para que elas ampliem a sua consciência, se fortaleçam a encontrem a pacificação”. O livro foi escrito de forma colaborativa por mais de 15 mulheres.
A empresária Solange Martinez Massa nasceu e foi criada em Jandaia do Sul, em uma família de dez irmãos. Chegou em Curitiba nos anos 80, e dedicou toda a vida à família e aos negócios. Casada com Carlos Roberto Massa, o apresentador “Ratinho”, é mãe de três filhos: Carlos Roberto Massa Junior, Governador do Paraná, Rafael Massa, apresentador de TV e Gabriel Massa, presidente do Conselho do Grupo Massa. Hoje é presidente do Instituto Solange Massa, braço do Grupo Massa que realiza projetos sociais no Terceiro Setor em todo o estado, fundado em 2022. Entre as diversas ações realizadas pela entidade, estão a arrecadação de alimentos, que apenas em 2022 angariou 55 toneladas de mantimentos, beneficiando 22 instituições, que atendem a mais de 2 mil famílias. Além disso, o instituto realizou diversas campanhas, como a “Transmita Calor”, para arrecadação de agasalhos, e o “Outubro Rosa”, voltada para a causa do câncer de mama. “O maior objetivo do Instituto é realmente ajudar o próximo, e é muito emocionante poder ajudar tantas famílias, contando com a ajuda de diversas pessoas”, afirmou a empresária em entrevista ao Massa News.
Tempo real
A sessão especial, em parceria com a ACP, acontece na sede da Assembleia, no Centro Cívico, em Curitiba, com transmissão ao vivo pelas redes sociais, site, YouTube e TV Assembleia (canal 10.2, canal aberto; e 16 Claro/NET, Curitiba e região).
Legislativo - PR Deputado Goura (PDT) apresenta projetos sobre trilhas e montanhismo em congresso no RJ
Legislativo - PR Deputado Luis Corti (PSB) homenageia cooperativa com diploma de Menção Honrosa
Legislativo - PR ADPF 442: 40 deputados estaduais assinam moção contra ação que pretende liberar o aborto no Brasil
Legislativo - PR Em requerimento, deputado Cobra Repórter (PSD) sugere ação de prevenção contra incêndio nas escolas
Legislativo - PR Deputada Marli Paulino (SD) presta homenagens e evidencia pujança da RMC na Assembleia Itinerante
Legislativo - PR Em encontro nacional, deputado Tiago Amaral (PSD) defende qualificação do processo legislativo
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia