A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) destacou que o novo Conselho Municipal de Diversidade Sexual (CMDS) é um marco para Curitiba. Aprovado pelos vereadores em meados deste mês, o órgão foi sancionado nesta segunda-feira (27) pelo prefeito da capital, Rafael Greca.
Para a deputada, trata-se de uma medida importante para aprimorar as políticas públicas e combater preconceitos e discriminações contra o público LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, intersexuais e outros).
“Não há democracia sem garantia de direitos, sem diversidade, sem inclusão, sem respeito às pessoas – todas as pessoas; independentemente de suas orientações e escolhas”, afirmou Márcia, durante evento na sede da Prefeitura da capital.
“As pessoas podem conviver harmonicamente. É isso que faz com que uma cidade respeite a vida humana”, completou.
História
Ela ressaltou a sensibilidade do prefeito Rafael Greca em encaminhar a criação do conselho. “O senhor fez história”, disse. O Executivo municipal foi o responsável por encaminhar o projeto de lei que resultou na criação do CMDS.
“Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, intersexuais e demais identidades humanas são todas reconhecidas pela cidade de Curitiba, acolhidas e merecem ser respeitadas”, afirmou o prefeito.
Reconhecimento
O diretor-executivo e criador do Grupo Dignidade, Toni Reis, agradeceu o empenho da deputada à criação do órgão.
“A Márcia é uma pessoa que tem compromisso com os direitos humanos”, afirmou Reis, pioneiro na defesa de direitos para população LGBTIA+ no Brasil e considerado referência na área. “Nós queremos construir nossas famílias com respeito e dignidade, acabar com o preconceito e a discriminação. Não queremos destruir família de ninguém.”
Conselho
Entre as atribuições do Conselho, estão: execução do Plano Municipal de Políticas da Diversidade Sexual, assessoramento aos demais órgãos da Prefeitura, encaminhamento de denúncias, organização de conferência municipal do tema e participação
De iniciativa da prefeitura, o projeto de lei que criou o conselho foi aprovado em 14 de fevereiro com 27 votos favoráveis dos vereadores, cinco contra e uma abstenção.
O texto do Executivo municipal recebeu duas emendas, tratando de não limitar as reeleições de conselheiros da sociedade civil e da indicação de vagas por parte da Prefeitura. O Conselho é formado por dez membros, do poder público e da sociedade civil.
Legislativo - PR Deputado Goura (PDT) apresenta projetos sobre trilhas e montanhismo em congresso no RJ
Legislativo - PR Deputado Luis Corti (PSB) homenageia cooperativa com diploma de Menção Honrosa
Legislativo - PR ADPF 442: 40 deputados estaduais assinam moção contra ação que pretende liberar o aborto no Brasil
Legislativo - PR Em requerimento, deputado Cobra Repórter (PSD) sugere ação de prevenção contra incêndio nas escolas
Legislativo - PR Deputada Marli Paulino (SD) presta homenagens e evidencia pujança da RMC na Assembleia Itinerante
Legislativo - PR Em encontro nacional, deputado Tiago Amaral (PSD) defende qualificação do processo legislativo
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia