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Assembleia Legislativa Neurodiversidade

Deputado propõe criação do Bloco Parlamentar da Neurodiversidade

O objetivo é promover o conhecimento, a informação e a inclusão sobre o autismo, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e a dislexia

23/02/2023 10h45 Atualizada há 2 anos
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - PR
“Com muito diálogo e participação será possível elaborar e apresentar políticas públicas mais eficazes, esse é nosso objetivo
“Com muito diálogo e participação será possível elaborar e apresentar políticas públicas mais eficazes, esse é nosso objetivo", explica Wandscheer. / Créditos: Orlando Kissner/Alep

O deputado Alisson Wandscheer (PROS) é o proponente do Bloco Parlamentar Temático da Neurodiversidade na Assembleia Legislativa do Paraná. O objetivo é promover o conhecimento, a informação e a inclusão sobre o autismo, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e a dislexia. Apoiam a criação e serão integrantes do Bloco os deputados: Thiago Bührer (PSD), Matheus Vermelho (PP), Marcio Pacheco (REP), Samuel Dantas (PROS) e Flávia Francischini (União).

“Precisamos promover ao máximo as informações sobre a neurodiversidade, pois quanto mais conhecimento as pessoas tiverem sobre as particularidades do autismo, TDAH e dislexia, maiores são as chances de inclusão e entendimento. O conceito de neurodiversidade aponta que a mente pode funcionar de diversas maneiras e que essas diferenças são apenas variações naturais do cérebro humano”, explicou Wandscheer.

Segundo o parlamentar, uma série de atividades estão sendo programadas para receber representantes de entidades e segmentos envolvidos no diagnóstico, tratamento, educação, assistência e rede de apoio as pessoas. “Com muito diálogo e participação será possível elaborar e apresentar políticas públicas mais eficazes, esse é nosso objetivo, meu e dos colegas deputados que integram o bloco temático e também têm afinidade com essas pautas”, enfatizou o parlamentar.

Atividades

Através do Bloco Parlamentar serão realizadas reuniões, audiências públicas, palestras, videoconferências, eventos e a elaboração de material informativo para debater, promover informações e levar conhecimento sobre o autismo, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e a dislexia para a sociedade.

Neurodiversidade

Pessoas consideradas neurodivergentes podem ter variações cognitivas como transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, autismo (espectro de transtornos que geralmente se manifestam em dificuldades no convívio social, comportamento repetitivo e, em alguns casos, ansiedade e TDAH), dislexia (transtorno de aprendizagem que dificulta leitura e escrita).

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