O paulista Filipe Toledo venceu a etapa de Sunset Beach (Havaí) da Liga Mundial de Surfe (WSL, sigla em inglês), a segunda da temporada. O atual campeão do mundo derrotou o norte-americano Griffin Colapinto na final, disputada na noite do último domingo (19), assumindo a vice-liderança do circuito deste ano, atrás do australiano Jack Robinson.
Congratulations @filipetoledo77 , winner of the 2023 #HurleyProSunsetBeach ! ???? @hurley pic.twitter.com/SOczDeB0R4
— World Surf League (@wsl) February 20, 2023
A decisão foi equilibrada, com Filipinho atingindo uma nota 7,83 na primeira manobra e Colapinto cravando um 9,17 na sequência para tomar a dianteira. O norte-americano demorou a encontrar novas ondas, viu o brasileiro reassumir a liderança com um 3,50, mas reagiu com um 6,33, colocando pressão no surfista paulista. O campeão mundial, porém, respondeu à altura, com um 8,27 que o devolveu à ponta e ainda encaixou um 9,47 para sacramentar a vitória em Sunset Beach, com 17,74 a 16,10 na soma das duas melhores notas de ambos.
A vitória rendeu 10 mil pontos a Filipinho no ranking da temporada. Ele foi a 14.745 pontos na classificação, somando com os do quinto lugar na primeira etapa, em Pipeline (Havaí). Robinson - que caiu na semifinal em Sunset Beach, superado justamente por Colapinto - lidera com 16.085 pontos.
O também brasileiro João Chianca, derrotado por Filipinho na semifinal, terminou a etapa em terceiro, repetindo o resultado de Pipeline. Chumbinho, como é conhecido o surfista fluminense, completa o pódio do circuito, com 12.170 pontos. Miguel Pupo e Gabriel Medina dividem a oitava colocação (6.640), Ítalo Ferreira e Yago Dória estão em 16º (4.650), Samuel Pupo e Michael Rodrigues em 24º (2.660) e Jadson André ocupa o 34º lugar (530).
Entre as mulheres, a vitória foi da australiana Molly Picklum, ao vencer a norte-americana Caroline Marks na final. O resultado levou a ganhadora à liderança da temporada, ao lado da havaiana Carissa Moore, pentacampeã mundial, ambas com 14.745 pontos. A brasileira Tatiana Weston Webb, que caiu para Caitlin Simmers, dos Estados Unidos, nas oitavas de final, é a nona colocada até o momento, com 7.355 pontos.
Congratulations Molly Picklum, winner of the 2023 #HurleyProSunsetBeach ! ???? @hurley pic.twitter.com/UjnaaKHnZB
— World Surf League (@wsl) February 20, 2023
A próxima etapa do circuito será em Peniche (Portugal), entre 8 e 16 de março.
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia