Moradores da Região Metropolitana de Londrina reivindicam há décadas a construção de um Terminal Metropolitano de Transporte para garantir segurança, conforto e facilidades aos usuários de ônibus que se deslocam de diversos municípios a Londrina. Por isso, o deputado estadual Tercilio Turini (PSD) aprovou na Assembleia Legislativa requerimento à Secretaria das Cidades do Estado para saber como estão os procedimentos para viabilizar o terminal.
“As pessoas embarcam e desembarcam dos ônibus em pontos precários na área central de Londrina, ficam expostas ao sol, chuva, vento e outros problemas, além de correrem risco de furtos, assaltos e até atropelamentos. É uma situação lamentável que persiste já faz muitos anos e precisa de solução para assegurar dignidade e qualidade de vida”, argumenta o deputado.
Tercilio Turini comenta que há disposição do Governo do Estado de construir o Terminal Metropolitano e, por isso, a comunidade regional quer mais detalhes sobre definição do local, desapropriação do imóvel, projeto e execução da obra. “Existem dúvidas em relação à área escolhida, um terreno de 12 mil metros quadrados na Avenida Leste-Oeste que pertence à iniciativa privada e fica em frente ao Terminal Urbano de Transporte. Já foi declarado de utilidade pública? O Governo do Estado vai desapropriar a área? Qual o valor estimado de indenização? Qual o estágio de todo esse processo?”, pergunta o deputado no requerimento.
Ele também pede mais detalhes sobre a finalização dos projetos, projeção de investimentos, licitação e início da futura obra. “Procede a informação de lançamento do edital de licitação no segundo semestre de 2023?”, questiona o deputado no documento à Secretaria das Cidades.
Tercilio Turini argumenta que estimativas apontam 19 mil passageiros diários nos deslocamentos de Cambé, Ibiporã, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Assaí, Rolândia e demais cidades da Região Metropolitana a Londrina. E destaca ainda que a construção do Terminal Metropolitano abre caminho para a integração dos sistemas municipal e intermunicipal. “Isso representa um avanço para a população e uma ação de sustentabilidade com estímulo a inclusão de mais passageiros ao transporte público e possível redução da quantidade de veículos circulando pelas cidades”, acrescenta Turini.
Legislativo - PR Deputado Goura (PDT) apresenta projetos sobre trilhas e montanhismo em congresso no RJ
Legislativo - PR Deputado Luis Corti (PSB) homenageia cooperativa com diploma de Menção Honrosa
Legislativo - PR ADPF 442: 40 deputados estaduais assinam moção contra ação que pretende liberar o aborto no Brasil
Legislativo - PR Em requerimento, deputado Cobra Repórter (PSD) sugere ação de prevenção contra incêndio nas escolas
Legislativo - PR Deputada Marli Paulino (SD) presta homenagens e evidencia pujança da RMC na Assembleia Itinerante
Legislativo - PR Em encontro nacional, deputado Tiago Amaral (PSD) defende qualificação do processo legislativo
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia