O Museu Campos Gerais (MCG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), abre o calendário 2022 de exposições na próxima semana, com a estreia da mostra “Memórias Entrelaçadas”. O evento de lançamento ocorre na segunda-feira (28), às 19h, com entrada gratuita. A nova atração fica em cartaz por quatro meses.
Nesta temporada, o salão Saint-Hilaire exibe acervos inéditos ao público e que chegaram ao Museu ou foram pesquisados nos últimos anos de pandemia. Peças e documentos históricos remetem a experiências marcantes do século XX no terreno da imprensa, do teatro, da fotografia, dos eventos culturais e da própria Universidade.
“O período de pandemia foi de desafios imensos, com momentos em que precisamos fechar as portas do Museu. Ao mesmo tempo, o trabalho interno nunca parou, principalmente devido à chegada de novas doações”, enfatiza o diretor do MCG, Niltonci Chaves. “Essa exposição indica um pouco isso, nos últimos anos fomos muito procurados por famílias, empresas e instituições da área cultural para cessão de peças e documentos valiosos para a memória dos Campos Gerais. Significa que a UEPG se tornou uma referência para essas pessoas e ficamos muito agradecidos por isso”, completa Chaves.
Acervos inéditos
Ao todo, a exposição Memórias Entrelaçadas reúne seis acervos incorporados ao Museu desde 2019 e que ajudam a documentar transformações do campo cultural local e regional. Entre os conjuntos mais recentes estão as coleções do produtor cultural e publicitário Fernando Durante (1958-2021) e documentos e peças da empresa Foto Carlos, em atividade há mais de 70 anos. Essas doações se somam a jornais da Casa da Cultura de Castro cedidos ao MCG. Os periódicos foram digitalizados e remetem a fins do século XIX até a década de 1990.
Outro acervo em exibição é do Festival Nacional de Teatro, em comemoração aos 50 anos do evento. A documentação foi cedida pela Divisão de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG (DAC/Proex) e agora passa a estar centralizada no Museu. Em destaque, os cartazes do Fenata devem atrair atenção de apreciadores do teatro e do festival ou pesquisadores de artes visuais e gráficas. Esse conjunto vem acompanhado de parte do acervo do primeiro reitor da Universidade, Alvaro Augusto Cunha Rocha, incentivador direto do Fenata.
Completa a mostra conjunto de adereços, fotos, negativos e demais objetos do Foto Elite, empreendimento que remete à década de 1950 em Ponta Grossa. O acervo foi adquirido pela UEPG em 2019 e agora apresenta primeiros resultados de pesquisa e catalogação, trabalho indispensável para melhor acondicionamento do material e futura disponibilização para consultas.
Curadoria e montagem coletiva
Assinam a curadoria da exposição Memórias Entrelaçadas os docentes do Departamento de Artes da UEPG, Márcio Campos e Arthur Amador. Os professores coordenaram a expografia e as equipes de montagem da mostra. “O nosso trabalho foi o tempo todo coletivo e de muita participação de estudantes, professores e equipe do Museu, fizemos praticamente todo o processo juntos”, detalha Campos. Amador acrescenta que foi fundamental no processo o trabalho que as equipes fizeram de seleção de objetos e documentos, de modo que a conexão entre os acervos, o que dá título à exposição, ficou cada vez mais evidente na expografia.
Essa curadoria compartilhada se justifica pela quantidade de pessoas envolvidas na produção, desde a doação dos acervos, primeiros tratamentos até a fase de seleção de objetos e montagem dos núcleos temáticos da exposição. Participaram da montagem da mostra extensionistas e pesquisadores dos cursos de História, Artes Visuais e Jornalismo, além de estudantes de ensino médio do Programa de Iniciação Científica Júnior.
Após a noite de lançamento, a exposição Memórias Entrelaçadas fica aberta ao público de terça a sábado, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A entrada é gratuita. A mostra tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História, Programa de Residência Técnica (Restec/Seti/), da Coordenadoria de Comunicação da UEPG (CCom) e da Proex, com participação de bolsistas Fundação Araucária (Pibis/Pibex), Capes e CNPq (Pibic. Jr.).
Serviço
Exposição ‘Memórias Entrelaçadas’
no Museu Campos Gerais: Rua Engenheiro Schamber, 686, centro.
Abertura: 28/03/22, às 19h.
Em cartaz de março a julho de 2022.
Entrada gratuita.
Agendamento de visitas escolares e outras informações: (42) 3220-3470 ou museucamposgerais@uepg.br.
Texto e fotos: Rafael Schoenherr






Aula magna Unopar promove palestra sobre (in)tolerância
Mestrado Reino Unido disponibiliza bolsas de mestrado para brasileiros
Matemática Desempenho matemático dos estudantes brasileiros é um dos piores do mundo
Refugiadas Universidades paranaenses recebem pesquisadoras ucranianas
Educação Inscrições para o ProUni começam nesta segunda-feira
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia