Dois Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) se reúnem na próxima semana para discutir temas importantes sobre a gestão da água no Paraná. O encontro do CBH do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (Coaliar) será na terça-feira (2), às 9h30. O CBH do Baixo Ivaí e Paraná 1 tem assembleia marcada para a quinta-feira (4), também às 9h30. Ambas as reuniões serão remotas, com transmissão pelo YouTube .
As atividades integram o plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que atua como Secretaria Executiva e oferece suporte técnico e financeiro aos comitês. Para mais informações sobre os CBHs e suas agendas, acesse www.iat.pr.gov.br na aba “Gestão das Águas”.
COALIAR– A 32ª Reunião Ordinária do CBH Coaliar representa um marco importante no compromisso contínuo do comitê com a gestão responsável dos recursos hídricos na região. A pauta do evento terá como destaque a apresentação do relatório final do grupo de trabalho para acompanhamento do Plano de Bacia. Além disso, será feita a eleição da mesa diretora para o 7º mandato do órgão (2025-2029).
Para mais informações sobre o CBH Coaliar e suas atividades, visite o site oficial .
BAIXO IVAÍ E PARANÁ 1– O outro encontro previsto será a 4ª Reunião Extraordinária do CBH do Baixo Ivaí e Paraná 1 tem como destaques da pauta a posse de novos representantes e a análise e deliberação sobre os pedidos de reenquadramento do Córrego Fundo, em Cruzeiro do Oeste, e do Ribeirão Catingueiro, em Cianorte. A população poderá acompanhar as deliberações por este link .
O escopo de atuação do Comitê abrange toda a extensão da Bacia do Paraná 1, bem como parte da Bacia do Rio Ivaí, totalizando uma área de 14.937 km², que engloba total ou parcialmente 53 municípios.
COLEGIADOS – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR), e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010 .
Eles são constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários de águas e sociedade civil, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos.
Copel Copel é maior empresa do Paraná e a 5ª maior do Sul no ranking das 500 maiores
Copel Com barreiras em subestações e torres, Copel investe em cuidados com a fauna
Habitação Casa Fácil Paraná: com apoio do Estado, 200 famílias de Cascavel recebem moradia própria
Desenvolviment... Obra de contenção da voçoroca de Loanda chega a 68% de execução
Sanepar Sanepar tem a melhor receita líquida entre as empresas de serviços públicos do Sul
UEPG Professores e egressos do Mestrado em Direito lançam livros
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia