Dois Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) se reúnem na próxima semana para discutir temas importantes sobre a gestão da água no Paraná. O encontro do CBH do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (Coaliar) será na terça-feira (2), às 9h30. O CBH do Baixo Ivaí e Paraná 1 tem assembleia marcada para a quinta-feira (4), também às 9h30. Ambas as reuniões serão remotas, com transmissão pelo YouTube .
As atividades integram o plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que atua como Secretaria Executiva e oferece suporte técnico e financeiro aos comitês. Para mais informações sobre os CBHs e suas agendas, acesse www.iat.pr.gov.br na aba “Gestão das Águas”.
COALIAR– A 32ª Reunião Ordinária do CBH Coaliar representa um marco importante no compromisso contínuo do comitê com a gestão responsável dos recursos hídricos na região. A pauta do evento terá como destaque a apresentação do relatório final do grupo de trabalho para acompanhamento do Plano de Bacia. Além disso, será feita a eleição da mesa diretora para o 7º mandato do órgão (2025-2029).
Para mais informações sobre o CBH Coaliar e suas atividades, visite o site oficial .
BAIXO IVAÍ E PARANÁ 1– O outro encontro previsto será a 4ª Reunião Extraordinária do CBH do Baixo Ivaí e Paraná 1 tem como destaques da pauta a posse de novos representantes e a análise e deliberação sobre os pedidos de reenquadramento do Córrego Fundo, em Cruzeiro do Oeste, e do Ribeirão Catingueiro, em Cianorte. A população poderá acompanhar as deliberações por este link .
O escopo de atuação do Comitê abrange toda a extensão da Bacia do Paraná 1, bem como parte da Bacia do Rio Ivaí, totalizando uma área de 14.937 km², que engloba total ou parcialmente 53 municípios.
COLEGIADOS – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR), e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010 .
Eles são constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários de águas e sociedade civil, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos.