A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi destaque na sessão solene de entrega de títulos de cidadania da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, realizada na noite de quarta-feira, 30 de julho. O vice-reitor, Ivo Mottin Demiate, foi um dos vinte e seis homenageados pelos vereadores do município pelo seu trabalho à frente da gestão institucional; além dele, outros nove contemplados são egressos da Universidade. A solenidade ocorreu no auditório da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), com o objetivo de destacar a atuação de cidadãos em prol do bem-estar da população e do desenvolvimento do município.
O vereador Paulo Balansin iniciou a abertura da solenidade com discurso em agradecimento aos homenageados pelos serviços prestados à coletividade. “Esta cerimônia representa a todos que gostariam de estar aqui para agradecer por sua dedicação”. A prefeita Elizabeth Schmidt exaltou a trajetória dos homenageados: “Hoje, celebramos o trabalho de pessoas que atuam em diferentes áreas, mas que por diversos caminhos formam a base sólida em que construímos a nossa cidade”. O deputado Alexandre Cury afirma se sentir honrado por ter sido um dos agraciados pela cerimônia com o título de cidadão benemérito, “visto a importância de Ponta Grossa para todo o Estado do Paraná”.
Após as apresentações, foi iniciada a celebração, na qual os homenageados subiram ao palco sob fortes aplausos para receber as certificações de cidadania das mãos dos vereadores que os indicaram ao título. O evento encerrou com discurso do delegado da Receita Federal no município, Remy Deiab Júnior, que, em nome dos demais, reforçou o compromisso que o título atribui. “Que este título nos lembre que cidadania, mais que um direito, é um dever para construir a sociedade que desejamos. A verdadeira honra está na semente que plantamos no futuro da nossa cidade”. Deiab é graduado em Direito e Ciências Econômicas pela UEPG.
O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto parabenizou os homenageados que carregam o sobrenome UEPG: “Vocês são, para nós, motivo de orgulho enquanto instituição, o que mostra também o peso da instituição na vida social da cidade da região e do Estado. São profissionais que tiveram sua formação aqui e que foram homenageados pelos serviços prestados, demostrando que a UEPG, ao longo das décadas, vem impactando na vida da região do Estado do Paraná e do Brasil”.
Para os egressos ali presentes, o título demonstra um reconhecimento por suas trajetórias. “Este reconhecimento fortalece não apenas minha trajetória individual, mas também o papel da universidade pública e da ciência para o progresso de Ponta Grossa. Mais do que uma honra pessoal, é um chamado coletivo para continuarmos investindo em talentos locais”, destaca a engenheira e professora Marcella Martins, egressa de Engenharia de Materiais e homenageada na noite de ontem.
Saiba mais sobre os egressos da UEPG homenageados com o título de cidadania:
Alberto Kossatz se formou em Direito em 1993. Além de advogado, é comerciante varejista e empresário do ramo imobiliário. Também esteve à frente de entidades ligadas ao esporte, tendo sido diretor da Associação Campos Gerais de Futsal e atual diretor da Liga Desportiva de Ponta Grossa, entidade da categoria de base de basquete masculino e feminino.
Alícia Krüger fez história ao se tornar a primeira travesti formada pela UEPG, no curso de Farmácia, em 2015. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB), esteve à frente de secretaria no Ministério da Saúde e atualmente é conselheira no Conselho Federal de Farmácia. Krüger dedica-se ao ativismo pela saúde da população LGBTQIA+, sobretudo travestis e transexuais.
Bacharel em Direito desde 2008, Fernanda Correa é assessora jurídica da Defensoria Pública do Paraná desde 2015. Destacou-se por criar o projeto Fêmix, uma rede de apoio a mulheres em tratamento oncológico, após ela mesma ter sido diagnosticada com câncer de mama, em 2018. No Direito, atua com foco na justiça social e na defesa dos direitos humanos.
O procurador-geral do município de Ponta Grossa, Gustavo Schemim da Matta, teve duas passagens pela UEPG: formou-se em Engenharia de Materiais, em 2001, e Direito, em 2012. Além da sua atuação como advogado, destaca-se em Direito Civil, Empresarial e Eleitoral, entre outras áreas; atuando também em projetos de planejamento e gestão pública.
Luiz Valdir Slompo de Lara se formou em Administração pela UEPG em 1980. Atuou como vereador em dois mandatos, entre 1983 e 1992, e contribuiu diversas vezes com o movimento sindical no município, tendo assumido diversos cargos no Sindicato dos Contabilistas de Ponta Grossa.
Com dedicação à ciência, Marcella Scoczynski Ribeiro Martins formou-se em Engenharia da Computação em 2007 e é doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde atua como docente. Única brasileira em projeto de pesquisa da Nasa sobre inteligências artificiais e ventos solares, Martins dedica sua trajetória à igualdade de gênero e a valorização das mulheres na ciência.
O atual delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Remy Deiab Júnior, formou-se em Ciências Econômicas em 2002 e Direito em 2017. Ingressou na Receita em 2003, com atuação no combate à lavagem de dinheiro, contrabando e corrupção; coordenou equipes até assumir, no final de 2024, a coordenação da delegacia local. Alcançou, em 2023, o título de mestre em Direito, também pela UEPG.
A neuropediatra Suelen dos Santos Henrique se formou em Medicina pela UEPG em 2019, com trajetória marcada pela atuação profissional e o desenvolvimento de pesquisas. Especializou-se em pediatria pelo Hospital Angelina Menon e neurologia infantil no Hospital Pequeno Príncipe. Durante a graduação, atuou como pesquisadora de iniciação científica em projetos na área de cardiologia.
Texto e fotos: Gabriel Miguel
Confira na íntegra a manifestação do vice-reitor e homenageado na cerimônia, professor Ivo Mottin Demiate:
Agradeço imensamente à Câmara Municipal de Vereadores por essa noite especial em que tenho a oportunidade de estar entre tantas pessoas proeminentes para a vida social, para a história e o futuro de nossa cidade. Todos são merecedores do reconhecimento que agora é coroado com a entrega dos títulos de cidadania.
Hoje, num ambiente de relações sem fronteiras, hiperconectadas e midiatizadas, sentimo-nos soltos num território ilimitado.
Esse aspecto cosmopolita da vida cotidiana amplia nossos horizontes, por não nos encerrar num único espaço, mas, por outro lado, permite-nos um olhar mais cuidadoso sobre a importância da nossa casa e da nossa cidade, que dizem muito sobre quem somos. É no nosso município que exercemos de forma pública e pessoal a nossa cidadania, num sentido mais profundo e humano.
Eu, que nasci em Ponta Grossa, tive a grata oportunidade, por meio da minha formação profissional, de conhecer, estudar e morar em outros países. Como vice-reitor da Universidade, hoje continuo em contato com realidades muito diversas da local, mas, como mencionei anteriormente, essa mesma vivência que me levou para fora me reconduziu para cá, a minha cidade natal, onde recebo hoje essa homenagem singular.
Na lista de homenageados e dentre os membros dessa casa legislativa, vejo muitas relações com a Universidade Estadual de Ponta Grossa: egressos, professores, servidores. Pessoas tocadas por uma instituição que, além de formar profissionais, também muda vidas e transforma profundamente a realidade local de múltiplas formas. Por isso, como representante da UEPG, fico feliz e honrado em ver o impacto da nossa Universidade no município cujo nome carrega.
Segundo Dalmo de Abreu Dallari: “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo”. E como cidadão de Ponta Grossa, professor e vice-reitor da UEPG, tenho orgulho de poder fazer a diferença na vida de tantas pessoas em Ponta Grossa.
Obrigado, caros vereadores, pela distinção do título de cidadania. Prometo honrá-lo com ciência, responsabilidade e esperança no poder transformador do conhecimento.