Sábado, 02 de Agosto de 2025 (42)99838-3791
Geral UEPG

Aluna de Engenharia de Software participa de curso de inovação em Portugal

Foto: Reprodução/UEPG Um experiência desafiadora e incrível. É assim que a aluna do curso de Engenharia de Software da Universidade Estadual de Po...

01/08/2025 13h32
Por: Redação Fonte: UEPG
Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG

Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG
Um experiência desafiadora e incrível. É assim que a aluna do curso de Engenharia de Software da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ana Carolina Ataya, descreve a atividade que desenvolve em Portugal. A acadêmica é uma dos cinco estudantes selecionados pelo programa internacional Sustainable Living Innovators (SLI 2025), com foco em inovação e sustentabilidade. A atividade ocorre por um mês, na cidade portuguesa de Matosinhos, com todos os custos pagos pela Fundação Araucária.

O Sustainable Living Innovators é um programa para o desenvolvimento de futuros líderes tecnológicos, promovido pelo Centre of Engineering and Product Development (CEiiA), para a valorização do conhecimento e da inovação para a sustentabilidade. Ana é a única representante da UEPG no projeto. “O programa nos incentiva a conhecer novas áreas do conhecimento, além de nos incentivar a aprofundar os conhecimentos de nossas respectivas áreas”. Dentre as atividades, estão palestras e atividades em grupo com os estudantes.

Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG

Matosinhos fica a 8 Km da cidade do Porto, onde fica o alojamento dos estudantes. Para Ana, além do aprendizado dentro de sala de aula, a oportunidade no exterior também lhe abre horizontes. “Conhecer lugares diferentes, com costumes diferentes do Brasil é espetacular. Além dos bons amigos que fiz no caminho, as professoras nos fazem sentir acolhidos”. As atividades começaram em 14 de julho e encerram em 08 de agosto.

Ana agradece os professores orientadores de iniciação científica Marcella Scoczynski, Gerson Kniphoff, Gabrielly Queiroz e Myriam Delgado, pelo apoio. “Conversar com pessoas tão talentosas e inteligentes foi uma experiência muito incrível. Foi um intercâmbio de informações, conhecimento e culturas, além da experiência insubstituível de conhecer outro país e outras pessoas”, completa.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: arquivo pessoal de Ana Ataya

Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.