Beatriz Gomes Nadal, pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, ressalta a consistência do Seminário. “É importante destacar que a Região Sul é uma das poucas que mantém, ininterruptamente, um evento desta envergadura. Participamos com 14 tertúlias, quatro pôsteres e uma oficina”, detalha.
A diretora de Extensão Universitária da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), Marina Tolentino Marinho, salienta a relevância da participação da UEPG no encontro. “Foi fundamental para conhecermos as ações extensionistas que estão sendo realizadas na região Sul do Brasil, o que possibilita uma reflexão sobre o papel da extensão universitária tanto no desenvolvimento regional quanto na formação dos discentes, e também no fortalecimento da relação entre universidade e sociedade”, afirma a professora.
A professora do curso de Serviço Social, Cleide Lavoratti, que acompanhou estudantes e apresentou projetos, também enxerga no seminário uma oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos. “É uma grande ocasião para a troca de experiências com acadêmicos e docentes de outros cursos e de outras universidades. Representa uma possibilidade de parcerias interinstitucionais. Foi importante porque conseguimos visualizar práticas que são complementares e outras iniciativas de extensão que podem ser repensadas e até mesmo replicadas em nossas comunidades e em nossa realidade institucional”, avalia.
O apoio da Fundação Araucária e da Pró-reitoria de Assuntos Administrativos (Proad) viabilizou a participação dos pesquisadores da UEPG. A próxima edição do Seurs está programada para 2026, em Curitiba, e será coordenada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Texto: Helton Costa/Fotos: Acervo da Proex