A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) foi recebida com plateia cheia na 55ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, o mais tradicional evento de música clássica da América Latina. Sob regência do maestro Roberto Tibiriçá, a OSP realizou duas apresentações com ingressos esgotados: na sexta-feira (25), no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, e no sábado (26), na Sala São Paulo, na capital.
Os ingressos, distribuídos gratuitamente dias antes pelo site do festival, esgotaram em poucas horas, demonstrando o grande interesse do público sobre a apresentação paranaense. A Orquestra interpretou obras de Richard Wagner – Abertura de Os Mestres Cantores de Nürnberg e Prelúdio e Morte de Amor de Tristão e Isolda – e a Sinfonia nº 4 em fá menor, Op. 36, de Piotr Ilyich Tchaikovsky.
A participação no festival também fez parte da programação de 2025 em comemoração aos 40 anos da OSP. Para Tibiriçá, as apresentações foram particularmente especiais. “O Festival de Campos do Jordão tem uma conotação muito importante, especialmente para mim, que o frequento desde 1978. É um dos festivais mais importantes do Brasil, criado pelo meu querido mestre Eleazar de Carvalho. Foi um momento muito importante para mim e para a Orquestra”, afirmou o maestro.
Para o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, a presença da OSP no Festival reafirma o prestígio da instituição no cenário brasileiro. “Este é um dos eventos mais importantes da música clássica na América Latina, e estar ao lado de grandes nomes e instituições reforça a excelência artística do nosso trabalho e o compromisso com a popularização da música sinfônica para todos os públicos”, disse.
Entre outros destaques da programação estão a Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp), o Coro da Osesp, a Filarmônica de Goiás, a Sinfônica de Pernambuco e a Filarmônica Catarinense, além de participações de Guido Sant’Anna, Cláudio Cruz, Carlos Prazeres e Wagner Polistchuk. Na música de câmara, o norte-americano Quarteto Ulysses, o Quinteto Villa-Lobos, o Quarteto Camargo Guarnieri e o Brazilian Winds Ensemble.
FESTIVAL – Realizado entre os dias 5 de julho e 3 de agosto, o 55º Festival de Inverno de Campos do Jordão reúne mais de 75 concertos em palcos das cidades de Campos do Jordão e São Paulo, com uma programação intensa e plural que, além de excelência artística, promove também a formação de jovens músicos.
“Este festival é uma celebração da excelência artística aliada à política pública que transforma. Ao promover acesso gratuito e apoiar novas gerações, reafirmamos nosso compromisso com uma cultura viva, plural e acessível”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura do Estado de São Paulo.
Além dos grandes concertos, o Festival de Inverno de Campos do Jordão se mantém como um tradicional espaço de formação musical. Em 2025, o Módulo Pedagógico, considerado o coração do evento, oferece 141 bolsas de estudo e cerca de 1.200 horas-aula. Os alunos participam das orquestras do Festival sob a regência de maestros renomados.