Segunda, 28 de Julho de 2025 (42)99838-3791
Cultura Cultura

Festival de teatro do Norte Pioneiro, EnCena 2025 será de 21 a 30 de agosto

A abertura oficial do festival será realizada no CAT de Jacarezinho com o Balé Teatro Guaíra. A companhia apresentará os espetáculos "V.I.C.A." e ...

28/07/2025 13h27
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: UENP
Foto: UENP

A 20ª edição do EnCena: Festival de Teatro, organizado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Prefeitura de Jacarezinho, SESC Paraná e Instituto Federal do Paraná – campus de Jacarezinho, com apoio do Conjunto Amadores de Teatro (CAT) e do Centro Cultural Teatro Guaíra, acontecerá entre os dias 21 e 30 de agosto com nove espetáculos gratuitos para todas as idades.

A abertura oficial do festival será realizada no CAT de Jacarezinho com o Balé Teatro Guaíra. A companhia apresentará os espetáculos "V.I.C.A." e "Castelo", a partir das 20h. A sessão será gratuita e aberta ao público. Já na sexta-feira, 22, a sessão das 14h30 será exclusiva para estudantes da rede pública de ensino, como parte das ações de formação de plateia e mediação cultural promovidas pelo EnCena.

Além dos espetáculos teatrais, o EnCena 2025 também contará com oficinas e mesas-redondas voltadas a grupos locais e artistas em formação, promovendo qualificação, intercâmbio e fortalecimento da cadeia produtiva das artes cênicas na região. A programação do evento será diversa e gratuita, assim como foi na edição passada, e os espetáculos ocorrerão em diferentes espaços do município, como escolas, bairros e distritos rurais.

O diretor de Cultura da Proec, Fernando Bessa, destaca que o EnCena consolida-se como o maior festival de teatro do Norte Pioneiro, e a proposta deste ano é levar as apresentações a territórios descentralizados, ampliando o acesso à cultura. “Nosso objetivo é realizar um festival acessível, diverso e descentralizado. O EnCena mantém seu compromisso com a democratização do acesso aos espaços culturais, na medida em que, além de manter sua programação completamente gratuita, também a espalha por diferentes territórios e espaços de Jacarezinho”, explica.

Para o diretor de Cultura de Jacarezinho e membro da curadoria do festival, James Rios, ter a abertura do EnCena com o Balé Teatro Guaíra representa um marco para a política cultural de Jacarezinho. “É a concretização de uma articulação institucional que garante acesso gratuito à produção artística de excelência para a população do interior do Paraná", ressalta.

Segundo o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Áldice Lopes, a participação da companhia no festival reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à arte e à circulação pelo Interior do Estado. “'V.I.C.A.', criada por Liliane de Grammont, investiga o caos e a imprevisibilidade do nosso tempo. Já 'Castelo', de Alessandro Sousa Pereira, propõe uma reflexão sobre as estruturas emocionais que construímos para nos proteger e, por vezes, nos aprisionar”, explica.

A mostra completa duas décadas de existência neste ano, e a data festiva será celebrada no sábado, 23 de agosto, no Barbarril. Como parte da política de formação de plateia, esta edição terá foco especial nos estudantes das redes municipal, estadual e federal de ensino, permitindo que crianças, adolescentes e jovens possam vivenciar experiências artísticas de qualidade. A iniciativa reforça o papel da educação no estímulo à sensibilidade estética, à imaginação e à reflexão crítica. A programação completa do festival será divulgada em breve.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.