A inteligência artificial no aumento das vendas consiste no uso da tecnologia para melhorar o atendimento, otimizar e padronizar processos e personalizar a experiência de compra. Ou seja, se antigamente criavam-se scripts específicos, agora há o embasamento em dados para segmentar clientes em perfis.
Dessa forma, você adota abordagens específicas com o intuito de fechar mais negócios. Esse é apenas um dos benefícios da inteligência artificial em vendas. Tanto é que 47% dos varejistas brasileiros já utilizam a IA nas suas operações, segundo o estudo Inteligência Artificial no Varejo, da Central do Varejo.
O mesmo levantamento indicou que, do total de empresários que não utilizam a IA (53%), quase a metade (46%) quer adotar a tecnologia. Ainda há 47% que avaliam o assunto, enquanto apenas 7% dizem não querer implementar a inteligência artificial. Os motivos para as dificuldades percebidas são:
falta de conhecimento (52%);
falta de infraestrutura (26%);
dúvidas quanto ao retorno sobre o investimento (ROI).
Então, que tal superar os desafios e usar a inteligência artificial para aumentar suas vendas em 2025? Entenda como utilizar a análise de dados para vendas e de que forma a tecnologia contribui para a automação e a personalização dos processos. Leia e entenda!
A IA transforma o processo de vendas, porque o algoritmo da inteligência artificial automatiza as tarefas repetitivas, coleta dados para análise e ajuda a personalizar as ofertas. Você ainda obtém informações sobre o comportamento dos usuários e pode fazer previsões para identificar oportunidades, além de segmentar o público-alvo de forma avançada.
Na prática, o acréscimo de machine learning e processamento de linguagem natural (PLN) é fundamental para o foco da inteligência artificial no aumento das vendas. Afinal, essas tecnologias facilitam a coleta de dados e a obtenção de insights.
Além do mais, permitem a implementação da chamada inteligência artificial generativa, isto é, aquela que cria conteúdos do zero. Dessa forma, a automação de vendas com IA se potencializa, já que você pode usar no atendimento ao cliente, por exemplo.
Para ter uma ideia, as possibilidades de aplicação são tão significativas que 51% das empresas brasileiras pretendem ter um orçamento até 25% mais elevado para a IA generativa em 2025. O dado é do relatório Avanade Trendlines: AI Value Report 2025.
O estudo ainda indica que, do total de investimentos que as companhias realizaram, 27% devem se voltar para dados e análises, 20% para segurança cibernética e 9% para automação.
Várias atividades se transformam com as ferramentas de IA para vendas. É possível:
gerar respostas automatizadas;
fazer resumos de casos;
gerar prompts específicos para a equipe de vendas;
enviar e-mails;
fazer follow-ups;
realizar recomendações personalizadas;
segmentar clientes em grupos de interesses e/ou necessidades;
fazer previsões inteligentes para encontrar oportunidades de diferenciação.
Você pode usar a inteligência artificial no aumento das vendas por meio de chatbots e atendimento automatizado, recomendações personalizadas, análise de dados, assistentes virtuais e planejamento e previsão de vendas. Veja mais detalhes de cada uma das possibilidades.
A inteligência artificial no atendimento ao cliente é uma forma de automatizar a ação e ainda oferecer um suporte eficiente e personalizado em tempo real. Com a ajuda da tecnologia, você interage com o potencial cliente a qualquer momento e personaliza todas as respostas com o objetivo de melhorar a experiência do usuário e incentivar a compra.
Aqui, vale destacar que os chatbots com IA respondem a perguntas sem intervenção humana e ajudam os leads a passarem pelo funil de vendas. Também fazem a coleta e a análise de dados para vendas, o que fornece informações e insights úteis para você aperfeiçoar seus processos.
Tanto é que, conforme o relatório da Central do Varejo que citamos anteriormente, a principal aplicação da IA no aumento das vendas é justamente o atendimento ao cliente via chatbots. O levantamento demonstrou que 56% das empresas usam a tecnologia dessa forma.
Os dados históricos do machine learning servem de base para identificar preferências e a oferta de recomendações personalizadas. Essa medida estimula a tomada de decisão de compra, já que os produtos e serviços são específicos para as demandas de cada usuário.
Agir dessa maneira ajuda a ter uma venda orientada e, ao mesmo tempo, simplificada e inteligente. Com os dados, a equipe comercial tem mais embasamento para entender as contas e criar scripts personalizados. Inclusive, fica mais fácil lidar com as objeções dos clientes para fechar mais negócios.
Essa questão é tão relevante que um estudo da McKinsey, disponível no portal E-commerce Brasil, indicou que as empresas que adotam a inteligência artificial melhoram suas taxas de conversão em até 30%. O motivo é justamente a personalização de vendas com IA, que traz uma nova experiência para os usuários.
A análise de dados para vendas utiliza o big data, tecnologia que coleta grande volume de dados estruturados ou não. Assim, você obtém vários insights úteis, como as preferências e os padrões de consumo dos usuários.
Essas informações ajudam a efetivar um funil de vendas mais fluido e rápido, inclusive nas chamadas vendas complexas. Sem contar que a tecnologia oferece apoio às estratégias comerciais de diferentes maneiras, por exemplo:
definição do perfil de cliente ideal (ICP);
qualificação aprofundada dos leads;
gestão adequada do pipeline de vendas;
acompanhamento dos indicadores de performance da equipe.
Assim como os chatbots, os assistentes virtuais podem oferecer grande ajuda quando o assunto é inteligência artificial no aumento das vendas. Esses recursos organizam as agendas dos vendedores e otimizam os processos, inclusive com a possibilidade de humanizar o atendimento aos clientes.
Por exemplo, um assistente virtual pode criar fluxos de contato para acompanhar o usuário na sua experiência de compra. Também auxilia em:
busca do produto;
direcionamento para o produto ideal, a partir de filtros de perguntas;
incentivo à finalização da compra, a fim de aumentar a conversão.
O uso da IA para o aumento das vendas também se volta para a melhoria do planejamento e da previsão de negócios fechados. A partir de dados históricos e padrões de comportamento e vendas, tomam-se decisões mais embasadas.
É útil lembrar que essas escolhas se voltam tanto para a gestão de estoque quanto para o atendimento. Assim, você evita perdas e prejuízos em todas as operações de negócio.
Os benefícios da inteligência artificial em vendas são:
aumento da eficiência operacional;
melhoria da experiência do cliente;
fluxos e pipeline de vendas mais estratégicos e que trazem resultados melhores;
diminuição do ciclo de vendas;
tomadas de decisão embasadas na análise de dados para vendas;
automação das tarefas repetitivas;
interação melhor com os clientes, que contribui para um relacionamento de longo prazo;
identificação de padrões de consumo, preferências e oportunidades;
melhoria do acompanhamento da performance dos vendedores;
definição de metas mais estratégicas.
As tendências de IA nas vendas para o futuro são a inteligência artificial generativa para a criação conteúdo, a expansão de soluções de hiperpersonalização e a tecnologia conversacional em canais omnichannel. Entenda como implementar.
A personalização de vendas com IA é otimizada com a versão generativa da tecnologia. Como cria conteúdos do zero, melhora as relações com os clientes e automatiza o envio de mensagens. Sem contar que simula conversas humanas e contribui para a melhor experiência do cliente. Tanto é que a McKinsey indica um crescimento médio de até 15% na conversão.
A hiperpersonalização é um patamar mais elevado de complexidade e segmentação na jornada do consumidor. A ideia é usar dados individuais para melhorar os pontos de interação com os potenciais clientes.
Dessa forma, você cria campanhas mais relevantes e de alto impacto, mesmo com a automação de vendas com IA. Aliás, é uma das principais vantagens do uso da tecnologia.
A inteligência artificial conversacional é a base da criação de chatbots e assistentes virtuais. Pode servir também para analisar ligações de vendas e ter insights, como tendências e objeções. A partir dessa avaliação, a abordagem ao cliente melhora e você tem mais chances de conversão com essas ferramentas de IA para vendas.
Com todas essas informações, fica claro que há contribuição da inteligência artificial no aumento das vendas. Ao usar a tecnologia, você personaliza a abordagem, deixa a equipe comercial mais preparada e tem dados que apoiam as suas tomadas de decisão. Dessa forma, seu negócio alavanca seus resultados e alcança um novo patamar.
Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.