Inicia nesta sexta-feira (16) a segunda etapa dos Jogos Paradesportivos do Paraná, promovidos pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES). A competição segue até domingo (18) em Foz do Iguaçu, no Oeste, e reúne 1.257 participantes, entre atletas, comissões técnicas e arbitragem.
Nesta fase, 234 equipes representam 51 municípios paranaenses nas modalidades de atletismo (com provas para deficientes físicos, visuais, intelectuais, pessoas com síndrome de Down e com transtorno do espectro autista), natação (nos mesmos moldes do atletismo), bocha, dragon boat, handebol em cadeira de rodas e para deficientes intelectuais, canoagem e taekwondo.
A primeira etapa também aconteceu em Foz do Iguaçu, entre 23 e 27 de abril, e definiu campeões em 11 modalidades.
Somadas as duas etapas de 2025, os Jogos Paradesportivos chegarão a mobilizar mais de 2,3 mil pessoas, reforçando o compromisso do Governo do Paraná com a valorização do paradesporto e a inclusão por meio do esporte.
Com queda de 64,9%, Paraná teve a 3ª maior redução de desmatamento do Brasil em 2024
O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, destacou o papel transformador da iniciativa. “A cada edição, vemos o crescimento do paradesporto e do envolvimento dos municípios. Quando começamos essa gestão, um dos pedidos do governador foi que o Paraná se tornasse referência na área do paradesporto”, afirmou.
Segundo o diretor de Esportes da SEES, Cristiano Del Rei, o Governo do Estado segue aprimorando a estrutura e o atendimento durante os Jogos “Estamos evoluindo nossa relação com as federações paradesportivas especializadas, trazendo árbitros cada vez mais capacitados e oferecendo hospedagem com pensão completa para todas as delegações. Isso reduz deslocamentos e garante mais conforto e tranquilidade aos participantes”, disse.
Documentos oficiais, resultados, boletins, classificação final e outras informações sobre os Jogos Paradesportivos do Paraná estão disponíveis no site da Secretaria de Estado do Esporte ( AQUI ).
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia