Mais de 120 profissionais de Educação Física de diversas cidades do Paraná concluíram a Pós-graduação em Treinamento Esportivo, realizada por meio de um convênio entre a Secretaria do Esporte do Paraná (SEES) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). A iniciativa, que integra as ações da Escola do Esporte, representa um investimento do Governo do Estado na formação de excelência para o fortalecimento da base esportiva paranaense.
Concluído sábado (26), o curso teve duração de 18 meses e carga horária de 375 hora. Foi oferecido no formato síncrono remoto, com aulas online ao vivo nas sextas-feiras e sábados. A formação contou com a participação de 37 professores de 19 universidades brasileiras e de um convidado internacional, o professor Julio Garganta, da Universidade do Porto, de Portugal – referência mundial em treinamento de equipes de alto rendimento.
O encerramento da turma foi realizado no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da UEL, em Londrina, reunindo formandos, professores, gestores da UEL e representantes da Secretaria do Esporte. Durante a cerimônia, também foi lançado o livro digital “Treinamento Esportivo – formação de jovens esportistas e fundamentos de desempenho esportivo”, que reúne artigos produzidos pelos profissionais e seus orientadores e estará disponível em breve no site da Escola do Esporte.
O secretário do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, destacou a importância estratégica desse investimento para o desenvolvimento do setor no Estado. "A capacitação de profissionais é um dos pilares para fortalecer o esporte paranaense. Esse investimento abrangeu muitos profissionais e mostra que estamos no caminho certo. A Escola do Esporte cumpre seu objetivo, que é o de ampliar a formação técnica, impulsionar a base e dar condições de continuidade para que novas edições possam ser realizadas, transformando vidas e revelando talentos", afirmou.
A Pós-graduação foi voltada para professores de Educação Física ligados a escolas públicas e profissionais que atuam no treinamento de equipes esportivas. O curso foi o primeiro da UEL oferecido de forma totalmente remota e contou com duas ênfases: "Formação de Jovens Esportistas" e "Fundamentos do Desempenho Esportivo".
OUTRA TURMA - A próxima turma já está em planejamento e trará uma nova ênfase voltada à "Formação de Jovens Esportistas e Transtorno do Espectro Autista (TEA)", ampliando ainda mais o alcance e a inclusão no esporte paranaense. O cronograma de inscrições e seleção será divulgado nos próximos meses pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) da UEL e o Departamento de Ciência do Esporte.
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia