Começou nesta terça-feira (1º) a 2ª Etapa da Conferência Estadual do Esporte, iniciativa que reúne gestores esportivos e representantes da comunidade para debater e construir o Plano Decenal do Esporte Paranaense (2026-2035). A programação segue até quinta-feira (3), no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O objetivo das discussões é universalizar o acesso ao esporte, estimular a criação de programas e diversificar as práticas esportivas no Estado.
Com a participação de 90 municípios das regionais de Cascavel, Pato Branco e Foz do Iguaçu, o evento contará com 270 participantes, entre gestores municipais e representantes da comunidade, que discutirão propostas para a estruturação da política estadual do esporte. Esta é a segunda de quatro etapas regionais, que percorrerão diferentes cidades do Paraná com
Para o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, a iniciativa representa a continuidade do trabalho que vem sendo realizado nos municípios. “É um plano para os próximos 10 anos do esporte paranaense, para continuar com todas as políticas que nós implantamos. Para isso, estamos formando gestores de esporte nos municípios, com apoio de universidades e uma equipe muito competente”, disse.
Além das discussões, os municípios participantes receberão a coletânea do programa O Esporte Que Queremos . O material, composto por 11 volumes, visa capacitar os gestores e oferecer diretrizes para o desenvolvimento do sistema esportivo municipal.
Joselene dos Anjos, coordenadora do Esporte Que Queremos, define a Conferência como um marco na organização do setor esportivo do Paraná. “É um evento emblemático, que visa subsidiar os gestores no desenvolvimento dos principais instrumentos para a gestão e governança do seu município, é uma oportunidade que o gestor tem de buscar conhecimento e desenvolver o melhor para o esporte dentro da sua cidade”, disse.
Após a etapa de Toledo, a Conferência Estadual do Esporte seguirá para Londrina (8 a 10 de abril) e Maringá (14 a 16 de abril), reunindo, ao fim, todos os 399 municípios, consolidando um amplo debate para o fortalecimento do esporte paranaense. A conferência teve início em Ponta Grossa, onde aconteceu a primeira etapa entre 25 e 27 de março.
Programação:
Dia 1 (01/04)
Tarde: Encontro Regionalizado de Gestores Esportivos
Dia 2 (02/04)
Manhã: Leitura e aprovação do regimento interno; Orientação geral sobre a metodologia e câmaras temáticas
Tarde: Debates nas câmaras temáticas (Formação, Excelência e Esporte para a Vida Toda)
Dia 3 (03/04)
Manhã: Votação de propostas, moções e relatório da etapa
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia