O programa O Esporte Que Queremos promoveu nesta terça-feira (25), pela primeira vez no Paraná e no Brasil, uma capacitação voltada para gestores municipais detentores do Selo Plus. O evento, realizado na sede da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), teve como principal objetivo esclarecer dúvidas a respeito dos fluxos para repasses fundo a fundo, permitindo uma gestão mais eficiente dos recursos destinados ao esporte.
O Selo Plus foi obtido pelos 75 municípios que cumpriram os requisitos de formalização do Conselho Municipal de Esporte e dos instrumentos de financiamento do Fundo Municipal para o Esporte. Mais de 100 técnicos municipais puderam aperfeiçoar os conhecimentos a respeito dos processos de captação de recursos.
O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, destacou a importância do evento. “É como se fosse a formatura dos municípios que fizeram a lição de casa. Todos esses municípios são apaixonados pelo esporte e estão contribuindo dentro de suas regiões para que tenhamos uma política esportiva muito melhor. O Esporte Que Queremos é a principal ferramenta para perenizar todo o trabalho feito dia e noite por esses gestores”, afirmou.
“É motivo de muito orgulho capacitar os primeiros gestores a alcançarem o Selo Plus. Assumimos esse desafio, um processo também para nós, de levar o esporte como o grande fenômeno que é”, complementou Joselene dos Anjos, coordenadora do programa.
Durante o evento, os participantes recebem em mãos a coletânea "O Esporte Que Queremos", composta por 11 volumes produzidos pelo Instituto de Pesquisa e Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O material foi desenvolvido para auxiliar e nortear os gestores dos 399 municípios paranaenses na estruturação do sistema esportivo local. Ele pode ser encontrado AQUI .
O programa é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte, desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, da Universidade Federal do Paraná, e visa contribuir para o refinamento da gestão do esporte no Estado e nos municípios, tendo como premissa a Lei Geral do Esporte e a Lei do Sistema Esportivo Estadual, corroborando à consolidação e funcionamento dos Sistemas Esportivos Federal e Estadual.
SELOS– O programa O Esporte Que Queremos estabelece uma graduação de selos para os municípios que avançam na estruturação de sua política esportiva:
Selo Bronze: Para municípios que preenchem os dados do Cadastro Esportivo Municipal na plataforma GEEM (Gestão do Esporte nos Estados e Municípios).
Selo Prata: Concedido aos que conquistaram o selo bronze e apresentaram uma proposta de Política Municipal de Esporte.
Selo Ouro: Destinado àqueles que receberam o selo prata e formalizaram o Conselho Municipal de Esporte.
Selo Plus: Para os municípios que obtiveram o selo ouro e desenvolveram instrumentos de financiamento do Fundo Municipal para o Esporte.
CONTEÚDO DA CAPACITAÇÃO– Os gestores participaram de cinco módulos com temas essenciais para a gestão esportiva municipal: sistema esportivo - estrutura e funcionamento; critérios para obtenção de recursos do fundo - repasses automáticos para programas esportivos; critérios para obtenção de recursos do fundo -financiamento para construção e melhoria de espaços esportivos; modelo de Plano de Trabalho para infraestrutura esportiva; e procedimentos para abertura e manuseio de protocolos.
Destaque Atleta ponta-grossense é campeã nacional de capoeira no VMB 10
Esporte Com fim das regionais, Bom de Bola define classificados para a fase macrorregional
Esporte Conferência Estadual do Esporte aprova propostas para alinhar políticas até 2035
Favorito Ancelotti testa elenco; bet indica seleção como favorita contra o Chile
Esporte Paraná no topo da onda: curitibano Yago Dora é campeão mundial de surfe
Esporte Jogos Abertos do Paraná definem classificados para a grande final da edição 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia