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Tendência: Live commerce pode vir a ser a melhor ferramenta de vendas online

Veja como as transmissões ao vivo estão revolucionando a experiência de compra e aumentando as taxas de conversão

05/12/2024 15h11
Por: Tiago Silva Candido Fonte: redação
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Para acompanhar as mudanças nos padrões de consumo e a evolução tecnológica, o comércio eletrônico precisa se reinventar de forma contínua. No momento, uma das tendências que ganha força no setor é o live commerce, estratégia que combina transmissões ao vivo com a experiência de compra digital.

Segundo dados do portal Mercado e Consumo, divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a taxa de conversão do live commerce é de 16%, enquanto a do e-commerce tradicional é de 2%. Durante as transmissões ao vivo, os consumidores podem tirar dúvidas, ver demonstrações práticas dos produtos e interagir diretamente com os vendedores ou influenciadores em tempo real.

O formato, também conhecido como live shop, se popularizou na China em 2016. Mas foi durante a pandemia de Covid-19 que conquistou adesão e, desde então, vem ganhando força no mercado nacional. 

Ele pode ser visto como uma evolução moderna dos antigos programas de home shopping da televisão, que apresentam produtos de maneira dinâmica. Mas, agora, ganhou interatividade e pode ser realizado em diferentes plataformas, como YouTube, Instagram, TikTok e aplicativos de compras, como a Shopee. 

De acordo com o head de Marca e Live Commerce da Shopee, Rodrigo Farah, apenas no primeiro semestre de 2024, a plataforma registrou dez vezes mais vendas por meio desse formato.

Farah explica que as lives têm apresentado um crescimento expressivo em termos de participação de negócio e de ampliação das equipes e do número de vendedores. Pensando em impulsionar essa modalidade, a empresa tem investido na capacitação de vendedores e na disponibilização de ferramentas que tornam as lives mais atrativas para o público, como filtros e efeitos visuais avançados.

Além de exibir produtos durante as transmissões, os lojistas podem divulgar cupons de desconto ou recompensas para os seguidores. Para aqueles que querem entrar em contato com a loja posteriormente, é possível indicar o chat da plataforma usada ou ainda um link para WhatsApp para oferecer um atendimento mais personalizado.

Segundo o Sebrae, as lives de venda trazem diversos benefícios para o negócio, como agilizar a jornada de compra, humanizar a jornada de compra e proporcionar maior visibilidade à marca, atraindo novos clientes por meio de um alcance orgânico. 

Ao realizar ofertas ao vivo, é possível, também, criar um senso de urgência e fazer com que o consumidor se sinta mais conectado com o vendedor ou produto, transmitindo maior confiança e incentivando o aumento das vendas.

Dicas para realizar uma live commerce de sucesso

Para obter bons resultados com as lives commerce, o planejamento não pode ser deixado de fora. O Sebrae destaca a importância de uma execução bem estruturada, elaborando uma estratégia clara e um roteiro detalhado para o evento. Isso assegura que todos os pontos importantes sejam abordados durante a transmissão, facilitando a interação com os consumidores e maximizando o potencial para os resultados.

Para ampliar o alcance, uma alternativa é realizar a divulgação antecipada. Avisar os seguidores com antecedência sobre o evento e enviar lembretes durante a semana e no dia da transmissão, ajuda a atrair mais espectadores e engajar o público desde o início. 

Outra possibilidade é informar o público sobre como acessar a transmissão de maneira prática. Por exemplo, o lojista pode mencionar que detalhes adicionais estarão disponíveis no perfil da marca, utilizando um link na bio gratuito. Esse recurso facilita a navegação e melhora a experiência do cliente, atraindo mais participantes para o evento.

O Sebrae aponta, ainda, a importância da interação com o público para o sucesso da live. Responder às perguntas de forma ágil, com paciência e empatia, cria um ambiente acolhedor e reforça a fidelização. Também é indicado acompanhar os feedbacks dos clientes feitos por comentários ou mensagens, o que pode ajudar a entender como eles se sentiram e descobrir pontos que podem ser melhorados.

Realizar transmissões com frequência pode ser uma estratégia para incentivar o engajamento dos clientes. Além disso, é recomendado usar recursos que criem gatilhos de escassez ou exclusividade, incentivando os espectadores a finalizarem a compra para aproveitar a oportunidade única.

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