Pouco mais de 25 dias até o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e os estudantes já aceleram os passos rumo ao ensino superior e colocam em prática os métodos de aprendizagem adquiridos ao longo dos últimos anos. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3,9 milhões de estudantes se inscreveram para a prova que acontecerá nos dias 3 e 10 de novembro deste ano. O número representa um aumento de quase meio milhão de participantes em relação aos inscritos no ano passado.
O fato é que o desejo de conquistar uma excelente pontuação e a ansiedade, deixam a reta final dos estudos mais intensas e muitos tendem a passar noites acordadas ou, ainda, deixam a vida social de lado, com o intuito de se dedicar melhor à jornada. No entanto, a preparação para a prova vai além de uma rotina maçante de imersão aos conteúdos que possivelmente serão abordados na avaliação.
Heloisa Mehl, Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, explica que é preciso organização, estratégia e equilíbrio para garantir o bem-estar e a concentração nesse período. "É completamente natural sentir preocupação com o futuro, especialmente após meses de preparação para uma oportunidade importante. No entanto, é fundamental lembrar que essa pressão pode levar a transtornos de ansiedade e frustração, afetando a qualidade de vida dos candidatos. Isso pode resultar em tensões musculares e o desempenho abaixo do esperado", explica.
A especialista elenca dicas para ajudar os candidatos na preparação para os estudos e para o dia da prova.
Elabore um cronograma de estudos: Planeje sua rotina com antecedência, destinando tempo para revisar todo o material. Como o Enem abrange diversas áreas, é crucial equilibrar seu ritmo de estudo.
Familiarize-se com o formato da prova: Conheça o formato do exame, incluindo o número de questões, o tempo disponível para cada seção e os tipos de perguntas. Isso aumentará sua confiança e segurança no dia da prova.
Realize simulados: Pratique com simulados do Enem: Essa abordagem ajuda a entender o estilo das questões e a administrar melhor o tempo. Resolver questões de anos anteriores facilita a familiarização com o exame. Utilize livros didáticos, apostilas, sites educativos, videoaulas e aplicativos confiáveis.
Aprimore suas habilidades de redação: Reserve um tempo para desenvolver suas competências de escrita e interpretação. Leia sobre temas atuais e escreva textos dissertativos-argumentativos. Contar com a revisão de alguém experiente na área pode ser um diferencial importante.
Mantenha uma rotina saudável: Equilibre sua saúde física e mental. Uma alimentação leve e adequada, a prática regular de atividades físicas e noites de sono tranquilas são essenciais para manter o cérebro ativo e funcionando bem, além de reduzirem a ansiedade, o medo e o estresse – principalmente no momento da prova, para não acontecer de "dar um branco" quando precisar responder as questões.
Por fim, a especialista destaca que a preparação para o Enem é uma jornada. A motivação, o foco e o equilíbrio são fundamentais para alcançar o sucesso desejado.
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia