Neste domingo (20), às 14h, o Ponta Grossa Phantoms garantiu a classificação para as semifinais do Brasileirão D3 de futebol americano, após derrotar o Arapongas Golden Phoenix pelo placar de 33 x 3 no campo do UCA. O destaque da partida foi o time de defesa do Phantoms, que só levou 9 pontos desde o começo do campeonato.
Já no primeiro quarto, a defesa do Phantoms pressionou os adversários, e nas primeiras jogadas pontuaram com um safety forçado, que ocorre quando a defesa empurra o portador da bola adversário para dentro da sua própria end zone, resultando em dois pontos para a defesa e a posse de bola.
Já na próxima posse de bola, o Phantoms continuou a empurrar o Golden Phoenix. em uma jogada próxima das 10 jardas, o quarterback Pagano conecta um passe com o Tight End Bida dentro da endzone, conquistando o primeiro touchdown da equipe, junto com a conversão do extra point. Phantoms 9 x 0
No segundo quarto o time visitante conseguiu encaixar suas jogadas de passe e conquistar várias jardas, mas que parava na sólida defesa do Phantoms. A melhor jogada foi um field goal para o Golden Phoenix. No terceiro quarto, ambas as defesas impediram que os times de ataque contasse, cravando o placar em 9x3.
No último quarto o Phantoms voltou a pressionar e após uma corrida do Wide Receiver Martins terminar somente dentro da endzone, touchdown e conversão de dois pontos para o Phantoms. 17 x 3. A defesa do Golden Phoenix colecionava erros, deixando caminho livre para o Safety Rocha receber a bola e correr mais de 20 jardas e marcar mais um touchdown, seguido de mais uma conversão de dois pontos. 25x3. O Phantoms ainda marcou mais um touchdown após recuperar um Fumble dentro da endzone adversária, final de fogo 33x0 para o Phantoms.
O destaque da partida foi para o Safety Rocha, que comentou sobre a evolução do Phantoms. “O Phantoms é uma equipe que começou a engatinhar, andar e agora está correndo. Os atletas estão amadurecendo nas jogadas, entendendo por que essas jogadas são desenhadas e as executando com perfeição. Apesar de termos tomado três pontos, foi o melhor jogo defensivo que fizemos desde o início do ano.”
O Head Coach Clederson Alves também também destacou a evolução do time. “Hoje, o time está mais próximo, entendendo a importância e a seriedade que é um campeonato. Essa união fez a gente crescer muito nesse campeonato. Os treinos que estamos fazendo intensamente durante a semana ajudaram muito, e o resultado está sendo visto dentro de campo,” declara.
O adversário do Phantoms na semifinal será o vencedor do duelo entre Bears FA x Coritiba Crocodilles B que será disputado neste sábado (26), no Rio Grande do Sul.