Nesta sexta-feira (2), a brasileira Beatriz Souza derrotou a judoca israelense Raz Hershko e conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2024. Esta vitória histórica na categoria acima de 78kg marca um momento memorável para o judô brasileiro. Com este resultado, o Brasil soma um total de sete medalhas: três de bronze, três de prata e uma de ouro.
Beatriz Souza venceu Raz Hershko por waza-ari, marcado nos primeiros segundos da luta, e depois apenas administrou o resultado, evitando faltas. Desde as oitavas de final, Bia Souza já demonstrava ser uma das favoritas ao lugar mais alto do pódio, vencendo Izayana Marenco, da Nicarágua.
Na fase seguinte da competição, a brasileira enfrentou a judoca sul-coreana Kim Ha-Yun. Seu maior desafio, no entanto, foi nas semifinais, onde enfrentou a francesa Romane Dicko, a número um do ranking mundial e campeã mundial em 2022.
Com a medalha de ouro de Beatriz Souza, o Brasil já conquistou três medalhas no judô: além do ouro de Bia, Larissa Pimenta ganhou um bronze e Willian Lima uma prata.