Um espaço onde cidadãos, artistas e políticas culturais se encontram: esse é o propósito do Núcleo Regional de Cultura, inaugurado na sexta-feira (05) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. O espaço é uma das sete unidades implantadas pela Secretaria da Cultura (Seec-PR), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR) em todo o estado, nos campi das Universidades Estaduais do Paraná.
Outros núcleos
Os outros seis núcleos estão sendo implantados em Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Francisco Beltrão e Jacarezinho. O objetivo é ajudar a descentralizar a cultura paranaense, como explica a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira: “Vamos intensificar nossa presença em todas as regiões do Estado. Queremos atender cada vez mais os trabalhadores e trabalhadoras da cultura fora da capital”. Em cada núcleo, um Agente Regional de Cultura (ARC) terá a incumbência de coordenar as atividades, monitorar as ações culturais e observar o desenvolvimento das políticas públicas de cultura de cada região.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, o esforço da Secretaria de Cultura de interiorizar cada vez mais as atividades culturais para o Estado como um todo, tirando a concentração da capital, terá, com os Núcleos Regionais de Cultura, mais uma forma de fazer acontecer. “Dentro das nossas universidades, este projeto terá um ambiente favorável para otimizar os esforços e os recursos humanos existentes. Estamos bastante otimistas e apostando nos resultados desta instalação”, afirma.
Representando a Universidade Estadual de Ponta Grossa no ato de inauguração, o professor Niltonci Batista Chaves, diretor do Museu Campos Gerais, enfatizou o papel histórico da instituição no fortalecimento e na promoção da cultura regional. “Nossa Universidade tem uma tradição no campo da Cultura, em que podemos destacar o Fenata, o FUC e os investimentos, sobretudo nos últimos anos, nos museus da nossa universidade”, relatou.
Local emblemático
Na UEPG, o núcleo vai funcionar no Edifício Fausi Azis Chagury, que fica anexo ao Cine-Teatro Pax, no bairro de Oficinas. O prédio, administrado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) também abriga o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), a TV Educativa (TVE) e o Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Ceppodi).
Ao lado, fica um dos principais espaços culturais e históricos da cidade, o Cine-Teatro Pax, que completa em 2024 seis décadas. O edifício foi tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa (Compac) em agosto de 2023 e deve ser restaurado em breve para voltar a receber eventos e visitantes.