Um espaço onde cidadãos, artistas e políticas culturais se encontram: esse é o propósito do Núcleo Regional de Cultura, inaugurado na sexta-feira (05) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. O espaço é uma das sete unidades implantadas pela Secretaria da Cultura (Seec-PR), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR) em todo o estado, nos campi das Universidades Estaduais do Paraná.
Outros núcleos
Os outros seis núcleos estão sendo implantados em Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Francisco Beltrão e Jacarezinho. O objetivo é ajudar a descentralizar a cultura paranaense, como explica a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira: “Vamos intensificar nossa presença em todas as regiões do Estado. Queremos atender cada vez mais os trabalhadores e trabalhadoras da cultura fora da capital”. Em cada núcleo, um Agente Regional de Cultura (ARC) terá a incumbência de coordenar as atividades, monitorar as ações culturais e observar o desenvolvimento das políticas públicas de cultura de cada região.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, o esforço da Secretaria de Cultura de interiorizar cada vez mais as atividades culturais para o Estado como um todo, tirando a concentração da capital, terá, com os Núcleos Regionais de Cultura, mais uma forma de fazer acontecer. “Dentro das nossas universidades, este projeto terá um ambiente favorável para otimizar os esforços e os recursos humanos existentes. Estamos bastante otimistas e apostando nos resultados desta instalação”, afirma.
Representando a Universidade Estadual de Ponta Grossa no ato de inauguração, o professor Niltonci Batista Chaves, diretor do Museu Campos Gerais, enfatizou o papel histórico da instituição no fortalecimento e na promoção da cultura regional. “Nossa Universidade tem uma tradição no campo da Cultura, em que podemos destacar o Fenata, o FUC e os investimentos, sobretudo nos últimos anos, nos museus da nossa universidade”, relatou.
Local emblemático
Na UEPG, o núcleo vai funcionar no Edifício Fausi Azis Chagury, que fica anexo ao Cine-Teatro Pax, no bairro de Oficinas. O prédio, administrado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) também abriga o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), a TV Educativa (TVE) e o Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Ceppodi).
Ao lado, fica um dos principais espaços culturais e históricos da cidade, o Cine-Teatro Pax, que completa em 2024 seis décadas. O edifício foi tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa (Compac) em agosto de 2023 e deve ser restaurado em breve para voltar a receber eventos e visitantes.
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia