Sábado, 13 de Julho de 2024 (42)99838-3791
Blogs e Colunas cotidiano

Como criar um ambiente confortável e seguro para pessoas idosas

Conheça agora!

25/06/2024 17h18
Por: Tiago Silva Candido
Como criar um ambiente confortável e seguro para pessoas idosas

Segurança e acessibilidade precisam fazer parte do ambiente quando falamos de idosos

 

À medida que envelhecemos, precisamos de alguns cuidados, tanto médico quanto de adaptações da rotina. Por isso, é importante encontrar um ambiente seguro. Se você convive com pessoas idosas, é hora de adaptar seu espaço para que elas possam se sentir mais independentes e livres.

Seja mudanças nos ambiente ou até mesmo no guarda-roupa, como ter meia antiderrapante, é fundamental que o ambiente e a rotina seja planejada com carinho e forneça muita segurança e conforto para o idoso.

Hoje vamos falar um pouquinho sobre esse assunto, para que você consiga se preparar de forma eficiente, sem esquecer nenhum detalhe.

Acessibilidade e mobilidade

Elimine tapetes soltos, fios expostos e outros objetos que possam ser um obstáculo na mobilidade do idoso ou gerar quedas. Proporcionar um ambiente mais seguro e acessível é fundamental. Invista em rampas e corrimões, que irão facilitar muito mais a mobilidade do idoso e, é claro, trará muito mais independência para ele no dia a dia.

Adaptações no banheiro

Invista em barras de apoio próximas ao vaso sanitário, ao chuveiro e/ou ao lado da banheira. Dessa forma, em alguns casos, o idoso conseguirá fazer suas necessidades sozinho, sem correr o risco de cair e se machucar. Uma coisa bem importante é colocar assento elevado na privada, para facilitar o uso.

Cozinha segura

Organize utensílios e alimentos em prateleiras de fácil alcance para evitar o uso de bancos ou escadas. Opte por fogões com dispositivos de desligamento automático para prevenir incêndios acidentais. Garanta boa iluminação, especialmente nas áreas de preparo de alimentos.

 

Conforto e ergonomia

Escolha cadeiras e sofás com assentos firmes e altura adequada para facilitar o sentar e levantar. Camas ajustáveis podem ajudar a encontrar posições confortáveis para dormir e se levantar.

Clima e temperatura

Proporcione um sistema de aquecimento e ventilação eficiente para manter a temperatura sempre confortável. Utilize materiais de isolamento térmico, dessa forma a casa ficará aquecida no inverno e fresca no verão.

Ambiente agradável

Crie um ambiente acolhedor, com decoração que reflita a personalidade do idoso, e utilize iluminação suave para evitar reflexos e sombras. Se possível, inclua plantas ou um jardim, pois o contato com a natureza pode melhorar o bem-estar mental e físico.

Tecnologia assistiva

Instale alarmes de fumaça, monóxido de carbono e sensores de movimento que possam alertar sobre quedas. Sistemas de teleassistência permitem que o idoso chame por ajuda em caso de emergência.

Comunicação

Forneça um celular com funções simplificadas para facilitar a comunicação com familiares e serviços de emergência. Assistentes virtuais como Alexa e Google Home podem ajudar a controlar dispositivos, lembrar de compromissos e fornecer entretenimento.

Aspectos psicológicos e sociais

Incentive a participação da pessoa idosa em clubes, grupos de atividades e centros comunitários para manter a vida social ativa. Estimule visitas regulares de familiares e amigos para evitar a solidão e o isolamento.

Estimulação cognitiva

Proponha atividades que estimulem a mente, como jogos de tabuleiro, leitura, quebra-cabeças e atividades artísticas. Incentive a participação em cursos ou oficinas para aprender novas habilidades ou hobbies.

Saúde mental

Esteja atento às necessidades emocionais do idoso e ofereça apoio em momentos de tristeza ou ansiedade. Considere o acompanhamento de um psicólogo ou terapeuta ocupacional para lidar com questões emocionais e cognitivas.

Criar um ambiente confortável e seguro para idosos requer uma abordagem holística, considerando as necessidades físicas, emocionais e sociais. A acessibilidade e a mobilidade são fundamentais para prevenir acidentes, enquanto o conforto e a ergonomia contribuem para o bem-estar diário.

A tecnologia assistiva pode oferecer suporte adicional, e os aspectos psicológicos e sociais são essenciais para uma vida plena e feliz.

Adaptar o ambiente para atender às necessidades dos idosos não só melhora a qualidade de vida deles, mas também proporciona tranquilidade para as famílias. Com essas mudanças, é possível criar um espaço que permite aos idosos viverem com dignidade, segurança e conforto.



Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotidiano com Tiago
Sobre Cotidiano com Tiago
Tiago da Silva, redator apaixonado, tem dedicado sua vida a explorar e escrever sobre uma vasta gama de temas. Nascido em 1997, em São Paulo, Tiago descobriu cedo seu amor pelas palavras. Com o tempo, expandiu seu alcance, escrevendo para revistas e blogs sobre tecnologia, saúde, viagens e gastronomia. Conhecido por sua curiosidade insaciável e estilo envolvente, Tiago tem a habilidade de tornar qualquer assunto interessante e acessível para seus leitores.
Ponta Grossa, PR
Atualizado às 20h04
12°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 13°

12° Sensação
3.58 km/h Vento
94% Umidade do ar
100% (3.65mm) Chance de chuva
Amanhã (14/07)

Mín. 11° Máx. 16°

Chuvas esparsas
Amanhã (15/07)

Mín. 12° Máx. 15°

Tempo nublado