Sexta, 21 de Junho de 2024 (42)99838-3791
Campos Gerais Bispo Emérito

O que fará Dom Sérgio após posse do novo bispo? Relembre sua entrevista ao 'Circular comVc'

Ano passado, Dom Sérgio Braschi falou com exclusividade ao comVc, sobre os caminhos que deseja seguir após sua renúncia

10/06/2024 16h50 Atualizada há 2 semanas
Por: Cícero Goytacaz
Foto: Reprodução/Youtube
Foto: Reprodução/Youtube

O Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Sérgio Braschi, conforme divulgou a Santa Sé nesta segunda-feira (10). Seu sucessor à frente da Diocese de Ponta Grossa será Dom Bruno Elizeu Versari, natural de Cândido Mota-SP e atual bispo de Campo Mourão. Desde que Dom Sérgio comentou publicamente sobre sua renúncia durante a Procissão de Corpus Christi no último dia 30 de maio, os fiéis demonstraram muitas preocupações e dúvidas sobre seu futuro. Em 2023, Dom Sérgio falou sobre o assunto com exclusividade, durante sua participação na 1ª temporada do Circular comVc.

"O futuro está nas mãos de Deus, devo apresentar minha renúncia, quando completar 75 anos, mas vou continuar por aí, tendo mais tempo para me dedicar com mais tranquilidade, inclusive na Igreja. A gente não pode parar, tem que continuar servindo", disse Dom Sérgio, em setembro de 2023. Ele completou 75 anos em dezembro. Segundo o Código de Direito Canônico - conjunto de leis que rege a parte jurídica da Igreja Católica - todo bispo diocesano é convidado a apresentar sua renúncia ao completar 75 anos. Até a chegada do novo bispo, Dom Sérgio será Administrador Apostólico da Diocese, conforme desejo do Papa Francisco.

A entrevista com Dom Sérgio foi o terceiro episódio da temporada do Circular. Ele comentou também que espera ser lembrado pelos ponta-grossenses por suas missões populares. "Gostaria de ser lembrado pela dimensão missionária, porque fizemos aqui santas missões populares, foi um tempo que o povo todo despertou para uma missão além das fronteiras da Diocese. Todo nosso trabalho que temos na nossa Igreja Irmãna Amazônia e também o Paraná todo tem uma missão na África, no país da Guiné-Bissau, inclusive teve gente daqui de Ponta Grossa que foi para lá - casal Pedro Lang e Salete. (...) Então queria que o povo lembrasse de mim como um bispo que abriu a missão para a responsabilidade que nós, Igreja, em todos os níveis, temos com a missão universal para todos os povo", expressou.

Hobbies e sonhos

Durante sua participação no Circular, Dom Sérgio contou também que música e astronomia são alguns de seus hobbies, coisas as quais ele gosta de se dedicar em seu tempo livre. "Eu gosto de observar os astros, quando temos noites bonitas aqui em Ponta Grossa. Acompanho toda essa pesquisa espacial, hoje pela internet a gente consegue estar a par de tantas coisas bonitas. Tenho vontade ainda de ver o homem descer em Marte", detalhou. Entre outros passatempos, o bispo gosta de cuidar de seus cães de estimação, busca se manter informado pela internet, sobre assuntos da Igreja e de interesses pessoais, e também de consertar aparelhos eletrônicos.

Veja também: Dom Bruno Elizeu Versari concede primeira entrevista como Bispo de Ponta Grossa

"Sonhos a gente sempre tem, de ver a humanidade com mais fraternidade, mais respeito pelas diferenças, etnias, culturas. Infelizmente a gente vê povos em guerra, terrorismo, mas eu gostaria muito de ver a humanidade crescendo nessa fraternidade. O Papa Francisco tem nos convidado para isso e a gente então tem esse sonho, de ver a Igreja cumprindo essa missão, deixada por Jesus", expressou Dom Sérgio.

Relembre na íntegra a entrevista de Dom Sérgio ao Circular comVc:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.