Sexta, 21 de Junho de 2024 (42)99838-3791
Campos Gerais Novo Bispo

Ponta Grossa já possui novo bispo; conheça quem sucederá Dom Sergio Braschi

Nomeação do Papa foi divulgada esta manhã pela Santa Sé

10/06/2024 08h20 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Ponta Grossa já possui novo bispo; conheça quem sucederá Dom Sergio Braschi

A Santa Sé divulgou na manhã desta segunda(10) que o Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Sergio Braschi, nomeando como seu sucessor Dom Bruno Elizeu Versari, atualmente bispo de Campo Mourão, Paraná.

Nascido em 30 de maio de 1959 na cidade de Cândido Mota, estado de São Paulo, Bruno Elizeu Versari em Cândido Mota,é filho de Maria de Lourdes Fiorotto Versari, (in memoriam), e de Ângelo Versari. Terceiro filho de uma família de dez filhos, viveu o início de sua infância ainda em São Paulo, migrando para o Paraná ainda e pequeno.

Iniciou seus estudos em Água Caxias, município de Cândido Mota; mais tarde seguiu sua formação em Ivatuba e Floresta, concluindo o colegial em Maringá.

Através do marcante pontificado de João Paulo II em 1980, entrou no Seminário Propedêutico em Maringá. Realizou os estudos filosóficos na PUC Paraná em Curitiba e sua formação teológica no Instituto Paulo VI em Londrina, entre 1984 e 1987.

Após sua ordenação diaconal, foi ordenado sacerdote tendo iniciado o exercício do seu ministério presbiteral atuando como vigário na Paróquia Santa Maria Goretti, entre os anos 1988 a 1990; período em que também colaborou na formação dos seminaristas no Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Glória, em Maringá.

Leia mais: Recém-nomeado, Dom Bruno será o  6° bispo diocesano; Relembre os anteriores

Durante o exercício paroquial contribuiu com a Arquidiocese Maringá na função ecônomo arquidiocesano, de 2001 a 2009, Vigário Geral, de 2011 a 2015, e membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Presbíteros, entre os anos 2000 a 2009. No dia 10 de abril de 2015 foi eleito diretor da Rádio Colméia de Maringá.

Durante a sua vida presbiteral não deixou de participar da vida diocesana e social na Arquidiocese de Maringá, com presença assídua nos encontros e estudos e dedicando-se à sua formação: especialização em Educação Especial, pela ASSINTEC, nos anos 1993 a 1994; pós graduação em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Maringá, entre os anos 2011 a 2013, e pós graduação em Teologia Bíblica – Novo Testamento, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Maringá, entre os anos 2014 a 2016.

No dia 19 de abril de 2017 o Papa Francisco comunicou a sua nomeação como Bispo Coadjutor da Diocese de Campo Mourão.

Na Celebração Eucarística do dia 25 de junho de 2017, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, em Maringá, recebeu a ordenação episcopal, tendo como bispos ordenantes Dom Anuar Battisti, Dom Francisco Javier Delvalle Paredes e Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.

No dia 09 e julho de 2017, foi apresentado à diocese de Campo Mourão e tomou posse canônica como bispo coadjutor da igreja diocesana.

Aos dias 06 de dezembro de 2017, com a aceitação da renúncia de Dom Francisco Javier, pelo Papa Francisco, dom Bruno assume oficialmente a função de bispo diocesano.

Nesta segunda-feira(10), o Papa Francisco aceitando a renúncia de Dom Sergio Braschi, nomeia Dom Bruno Elizeu Versari como 6° bispo diocesano de Ponta Grossa-PR.

RENÚNCIA

Dom Sergio Brachi comentou sobre sua renúncia durante a Procissão de Corpus Christi na quinta (30). Especulações geraram dúvidas e preocupações nos fieis.

Dom Sergio falou pela primeira vez sobre o assunto, com exclusividade ao comVc, no episódio 3 da primeira temporada 1 do 'Circular comVc'. Nesta entrevista ele falou sobre o assunto, confira no recorte:

O episódio na íntegra está em nosso canal no Youtube. Acesse agora!

Segundo o Código de Direito Canônico - conjunto de leis que rege a parte jurídica da Igreja Católica - todo bispo diocesano é convidado a apresentar sua renúncia ao completar 75 anos. A renúncia de dom Sergio enquadra-se neste item, uma vez que ele completou a idade em 3 de dezembro do ano passado. Assim sendo, segundo o mesmo documento, ela somente terá validade quando for aceita pela autoridade competente.

As nomeações de bispos para as dioceses do mundo todo competem somente ao Papa Francisco, que nomeou Dom Sergio para Ponta Grossa, assim como nomeou Dom Elizeu para seu sucessor. Normalmente, ao aceitar a renúncia, em muitos casos o Papa já nomeia também seu sucessor, quando este já está escolhido.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.