Quinta, 13 de Junho de 2024 (42)99838-3791
Campos Gerais Ponta Grossa

PG abre nesta quarta-feira edital de concessão do transporte público

Prefeita Elizabeth Schmidt lança às 15h o edital para a concorrência ao transporte coletivo de PG

05/06/2024 11h32 Atualizada há 1 semana
Por: Redação
PG abre nesta quarta-feira edital de concessão do transporte público

A prefeita Elizabeth Schmidt abre oficialmente nesta quarta-feira o edital de licitação para a nova concessão do transporte coletivo em Ponta Grossa.

A abertura será realizada em uma solenidade no Terminal Rodoviário da cidade às 15h. A assinatura do termo inicia efetivamente a corrida que disputará o direito de fornecer o serviço de transporte coletivo na cidade pelos próximos 20 anos.

Entre os principais critérios de julgamento propostos pelo edital está a menor tarifa de remuneração, vencendo quem ofertar o menor valor por quilômetro.

Consulte aqui os documentos da consulta pública realizada em 2023

Após uma longa discussão e adiamentos, o projeto que foi elaborado pelo governo municipal foi apresentado em maio de 2023. Além da remuneração por quilômetro o prazo da concessão ficou em 20 anos além da inclusão de veículos elétricos, atendimento distrital entre outros.

 

Uma longa história

A Viação Campos Gerais, atual e única concessionária por mais de 30 anos, teve seu contrato prorrogado e recebeu vários aportes milionários, sempre alegando problemas financeiros. O modelo atual de transporte coletivo, no qual centraliza as operações em terminais de ônibus é o mesmo - com ligeiras modificações - desde o seu lançamento no início da gestão do prefeito Paulo Cunha Nascimento. Na gestão do prefeito Péricles Holleben de Mello a cidade ganhou o último terminal construído - em Uvaranas.

Ainda este ano, a VCG divulgou a demissão de trocadores e o aumento de linhas sem a operação deste profissional, centralizando no motorista as duas funções. A medida gerou críticas por parte da população. Ao mesmo tempo a empresa lançou um álbum de figurinhas comemorativo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.