Sexta, 21 de Junho de 2024 (42)99838-3791
Ensino Visita técnica

Reitor em exercício da UEPG visita universidade com proposta inovadora

Uma comitiva de professores do Paraná realizou, na última semana, visita à Universidade Federal do ABC (UFABC)

22/05/2024 17h24 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação Fonte: UEPG
Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG

Uma comitiva de professores do Paraná realizou, na última semana, visita à Universidade Federal do ABC (UFABC). Essa é a universidade federal mais “jovem”: foi criada há 18 anos. O convite partiu da própria instituição e foi encaminhado para a Fundação Araucária e para a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp). O presidente da associação e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Miguel Sanches Neto, foi representado pelo reitor em exercício da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate.

De acordo com o reitor em exercício, a UFABC possui uma metodologia bastante inovadora tanto de gestão quanto na organização dos cursos, do currículo e do vestibular. “De uma forma bem simples, a entrada dos acadêmicos pelo vestibular está concentrada em quatro opções: duas de bacharelados gerais e duas de licenciatura. Por exemplo, bacharelado em Ciência e Tecnologia ou Ciências Humanas. O aluno percorre três anos de curso de forma genérica, seja no bacharelado ou na licenciatura, e já pode obter um diploma de nível superior. Se ele seguir mais um ano, conclui um bacharelado em química ou física. Mais dois anos ele completa uma engenharia”, explica o professor Ivo.

De acordo com Demiate, a flexibilização curricular na Federal do ABC foi excelente, pois eles têm um currículo bastante adaptável às necessidades do aluno. A comitiva do Paraná foi recebida pela vice-reitora da UFABC, professora Mônica Schröder, e toda a equipe de pró-reitores no Campus Santo André.

Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG

“Para além dessa ótima recepção, eles nos falaram de como os alunos deles estão se posicionando no mercado de trabalho. As avaliações dos cursos são muito boas, um histórico dos egressos muito favorável. Muita gente bem colocada no mercado e seguindo uma vida profissional nas áreas onde se formaram. Realmente uma experiência marcante e diferente de tudo o que nós vemos nas universidades”, finaliza o reitor em exercício da UEPG.

Além do professor Ivo, a comitiva do Paraná foi composta pelo Coordenador de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fabiano Gonçalves Costa; pelo reitor da Universidade do Oeste do Paraná, Alexandre Weber; pelo presidente do Conselho Estadual de Educação, João Carlos Gomes, que também é professor da UEPG e ex-reitor e ex-secretário de Estado; e a professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fátima Padoan.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.