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Ensino Jornalismo

Projeto de extensão da UEPG debate jornalismo antirracista e feminista

O projeto de extensão Elos: Direitos Humanos, Jornalismo e Formação Cidadã, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), recebeu em 08 de maio a professora Tamires Coêlho, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

21/05/2024 15h59 Atualizada há 4 meses
Por: Redação Fonte: UEPG
Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG

O projeto de extensão Elos: Direitos Humanos, Jornalismo e Formação Cidadã, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), recebeu em 08 de maio a professora Tamires Coêlho, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Com apoio do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG (PPGJor), o evento reuniu estudantes da graduação e do mestrado, além de docentes, para debater sobre jornalismo feminista e antirracista.

Em sua fala, a palestrante abordou sobre experiências de curricularização da extensão e enfatizou a necessidade da universidade se aproximar de segmentos minorizados da sociedade. “Todos têm voz, a dificuldade é ser escutado pela mídia”, diz. Para ela, ainda existe dificuldade em dar visibilidade às pessoas negras, LGBTQIAPN+, indígenas, mulheres e trabalhadores informais.

A professora coordena o projeto de extensão Pauta Gênero: Observatório de Comunicação e Desigualdades de Gênero, que tem por objetivo defender os Direitos Humanos e lutar pela perspectiva interseccional dentro da sociedade, a partir de análises, produções jornalísticas e podcast voltado à crítica dos meios de comunicação. As ações na extensão inspiraram a criação do projeto de pesquisa Comunicação, Gênero e Mídia, que há três anos atua junto às escolas de Cuiabá, em diversas frentes, entre elas, na oferta de oficinas sobre desinformação, gênero e sexualidade para estudantes do ensino médio.

No mesmo dia, a professora Tamires Coêlho integrou banca de defesa da dissertação “Bissexualidade em pauta: caminhos para práticas jornalísticas monodissidentes”, da mestranda Jessica Danielle de Carvalho. O trabalho foi orientado pela professora Graziela Soares Bianchi e avaliado, ainda, por Paula Melani Rocha (PPGJor-UEPG).

Foto: Reprodução/UEPG
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