O Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Nepia-UEPG) promoveu a 9ª Semana de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes, na última semana (13 a 18). O evento é alusivo ao dia 18 de maio e ao Maio Laranja, que marcam o combate ao abuso e exploração sexual infantil. As atividades reuniram professores e estudantes de várias licenciaturas da Universidade, membros da sociedade civil e profissionais do Serviço Social.
Para o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, o evento demonstra a importância da proximidade da universidade pública com a sociedade. “Aqui no Serviço Social, a gente vê essa interação. Vocês vão lá na ponta, onde estão acontecendo as coisas, e fazem ações concretas”, explica Demiate. A abertura da Semana, realizada na terça-feira (13), lotou o Grande Auditório da Reitoria e ofereceu uma “Capacitação para a não revitimização de crianças e adolescentes: saber é cuidar”, para os estudantes de todas as licenciaturas do período noturno no Campus Central. “A responsabilidade de vocês [estudantes de licenciatura] é muito grande, porque vocês vão ter muito contato com a ponta”, completa.
“Pelo menos metade de nós já teve contato com uma criança ou adolescente vítima de violência e não soube identificar”, apontou Camila Vanessa Sviech, presidente da Comissão Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes (Ceves). A capacitação foi ministrada pelas assistentes sociais Kimberli Juliana dos Santos e Ana Julia Nogari de Castro. “O conteúdo são os sinais de violência, o processo de acolhida de revelação espontânea de crianças que sofrem ou testemunham violência. A capacitação nos apresenta esse conteúdo e divulga o fluxo de atendimento dessas crianças e adolescentes”, detalha a coordenadora do evento, a professora Danuta Cantoia Luiz.
Na quinta-feira (16), a mesma capacitação foi ofertada no Campus Uvaranas. A semana também contou com palestras, a construção de um jardim no Campus Central, oficinas com escolas estaduais em parceria com o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Adolescência (Neddij), panfletagens e uma ação com o Núcleo de Estudos da Violência Intafamiliar (Nevim) em Itaiacoca.
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia