A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) integra a 22ª edição da Semana Nacional dos Museus. Neste ano, os Museus Campos Gerais (MCG) e de Ciências Naturais (MCN) programaram atividades gratuitas para todas as idades, como palestras, mesas-redondas, oficinas e visitas mediadas, de 13 a 17 de maio.
A Semana é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e, em 2024, o tema escolhido é ‘Museus, Educação e Pesquisa’. “A Semana Nacional dos Museus é um evento muito importante para o Museu de Ciências Naturais, porque mostra amplamente para a população o que é nós estamos produzindo, quais são as atividades que o Museu tem participado, e o nosso objetivo é alcançar a população com o conteúdo que apresentamos”, destaca o diretor do MCN, professor Antonio Liccardo.
O evento aproxima a comunidade da instituição, além de consolidar o Museu como um um divulgador de ciência, segundo Liccardo. “Registramos uma taxa de sucesso e uma boa adesão de público, então acredito que estamos cumprindo o papel de aproximação com a comunidade e de democratizar a informação científica. Esperamos que esse ano seja um sucesso como nos anos anteriores”, completa.
Para o diretor de acervos e pesquisa e coordenador do evento no MCG, professor Robson Laverdi, a Semana é um momento importante para reunir temas, discussões e articulações com atores que estão mergulhados no universo dos museus e das práticas patrimoniais. “Essa atividade, além de fazer essa conexão com as instituições, ela também visa a aproximação do Museu com a comunidade. É como uma maneira da gente tornar o MCG cada vez mais socialmente referenciado”, explica.
Sem a comunidade, os Museus não têm razão de existir. “Sem essa referência, os Museus tendem a se transformar em espaços esvaziados. O Museu Campos Gerais trabalha na organização da Semana Nacional dos Museus com uma programação local, justamente porque entende que esse é um bom momento de fazer essa aproximação com a comunidade e todos estão convidados”.
Museu de Ciências Naturais
O evento inicia dia 13, no MCN, das 09h às 12h, com a oficina ‘Tom da Terra: produção e aplicação de tinta de solos’. Os palestrantes irão tratar do processo de produção de tintas a partir de solos de Ponta Grossa. Às 14h, em 14 de maio, acontece a oficina ‘Conhecendo as serpentes’, em que os visitantes poderão conhecer diferentes espécies de serpentes, peçonhentas e não peçonhentas. No dia 15 de maio, a partir das 18h30, acontece a visita mediada, chamada ‘Uma noite no Museu de Ciências Naturais’, para escolas, familiares e comunidade acadêmica.
Duas oficinas acontecerão em 16 de maio no MCN. A primeira inicia às 09h, chamada ‘Arqueólogo por um dia’, em que os participantes serão arqueólogos em uma escavação simulada, que permitirá o entendimento de parte do trabalho de pesquisa. A partir das 14h, a oficina ‘Paleontologia na prática: simulando o processo de fossilização’ tratará dos conceitos da paleontologia e da fossilização. As oficinas de 17 de maio serão sobres os temas ‘Pérola: Nossa Origem, Distribuição e Utilização na Sociedade’, às 08h30, sobre diversidade de espécies que produzem pérolas. Às 17h, terá ‘Reconhecimento Básico de Minerais’, com o de objetivo proporcionar uma familiarização com as propriedades dos minerais. Interessados em realizar as atividades no MCN podem se inscrever pelo formulário aqui.
Museu Campos Gerais
As atividades programadas para o MCG irão ocorrer entre 14 e 16, de forma presencial, no Auditório do Edifício Histórico, e online pelo YouTube. Para conferir das atividades e receber o certificado de participação, é necessário se inscrever por meio do formulário disponível no link aqui. A abertura será às 19h do dia 14, com a palestra ‘Coordenação do patrimônio cultural: cartilha de orientação’, com Vinicio Bruni, diretor de Memória e Patrimônio Cultural. Dois eventos marcam o dia 15 no MCG: mesa-redonda ‘Gênero e Moda nos Museus: ensino e pesquisa’, às 14h; e a palestra ‘Políticas culturais da biblioteca pública do Paraná’, a partir das 19h. O evento encerra em 16 de maio com a mesa-redonda ‘O museu como brilho de esperançar: por uma epistemologia da educação museal’, às 14h; e a palestra ‘Conectando memória e inovação: inteligência artificial nos museus e centros de documentação: apresentando o Napi (Seti/Fundação Araucária)’, às 19h.
Câmara Comissão aprova projeto que permite ao fiador de contrato do Fies acessar extrato e quitar dívida
Ensino Superior UENP empossa 13 novos docentes e chega perto de atingir todo quadro de efetivos
Oportunidade Mestrado Profissional em Direito está com inscrições abertas
Residência médica HU abre 79 vagas para Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Educação Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Educação Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia